dc.contributor.advisor | Mello, Débora Teixeira de | |
dc.creator | Maffini, Franciele Paraboni | |
dc.date.accessioned | 2017-11-07T13:06:42Z | |
dc.date.available | 2017-11-07T13:06:42Z | |
dc.date.issued | 2016-09-09 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11977 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This paper seeks to address a topic of relevance in early childhood education – the importance of the participation of the family in the context of early childhood education with children from 0 to 3 years. The goal is to understand the role of the family in this context. The survey was conducted as research-action mode, in which the participation of families in the early childhood Unit Yellow Ipê was the main focus of this work. Weaving in relationships from the theoretical approaches found in the assumptions of RINALDI (2014), KULHMAN (2015), FORTUNATI (2009 and 2014) and MONÇÃO (2013) from this managed to realize the importance of some practices experienced in the school of early childhood education, in which the family needs to be accepted and encouraged for their participation. Thus, the institution draw up viabilizadoras proposals for an education that respects the characteristics of childhood, whereas the Family/school partnership as the Foundation of the educational work of quality in early childhood education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | Childhood | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.title | A importância da participação da família no contexto da educação infantil com crianças de 0 a 3 anos | por |
dc.title.alternative | Family participation of importance in the context of early childhood education with children 0 to 3 years | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho procura abordar um tema de relevância na Educação Infantil – a importância da participação da família no contexto da Educação Infantil com crianças de 0 a 3 anos. O objetivo é compreender o papel da família dentro deste contexto. A pesquisa foi realizada conforme a modalidade de Pesquisa-ação, na qual a participação das famílias no contexto da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo foi o foco principal desse trabalho. Tecendo algumas relações a partir das abordagens teóricas encontradas nos pressupostos de RINALDI (2014), KULHMAN (2015), FORTUNATI (2009 e 2014) e MONÇÃO (2013) A partir disso conseguiu-se perceber a importância de algumas práticas vivenciadas na escola de Educação Infantil, nas quais a família precisa ser acolhida e incentivada para a sua participação. Assim, é preciso que a instituição elabore propostas viabilizadoras de uma educação que respeite as características da infância, considerando a parceria Família/ Escola como alicerce do trabalho educativo de qualidade na Educação Infantil. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |