A importância da participação da família no contexto da educação infantil com crianças de 0 a 3 anos
Abstract
O presente trabalho procura abordar um tema de relevância na Educação Infantil – a importância da participação da família no contexto da Educação Infantil com crianças de 0 a 3 anos. O objetivo é compreender o papel da família dentro deste contexto. A pesquisa foi realizada conforme a modalidade de Pesquisa-ação, na qual a participação das famílias no contexto da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo foi o foco principal desse trabalho. Tecendo algumas relações a partir das abordagens teóricas encontradas nos pressupostos de RINALDI (2014), KULHMAN (2015), FORTUNATI (2009 e 2014) e MONÇÃO (2013) A partir disso conseguiu-se perceber a importância de algumas práticas vivenciadas na escola de Educação Infantil, nas quais a família precisa ser acolhida e incentivada para a sua participação. Assim, é preciso que a instituição elabore propostas viabilizadoras de uma educação que respeite as características da infância, considerando a parceria Família/ Escola como alicerce do trabalho educativo de qualidade na Educação Infantil.
Collections
The following license files are associated with this item: