dc.contributor.advisor | Konrath, Mary Lúcia Pedroso | |
dc.creator | Hettwer, Mirian Cristina | |
dc.date.accessioned | 2017-11-08T14:01:29Z | |
dc.date.available | 2017-11-08T14:01:29Z | |
dc.date.issued | 2014-12-18 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11994 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This paper shows some theoretical and practical results from a research on digital literacy, accomplished through the use of computer media in a 4th grade elementary class teaching practices. This project took place in a school called João Neves da Fontoura, in Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul. Reflections about the use of computers in education and its benefits are presented. The objective of this work was to promote an interaction between students and the different kinds of digital media and how this could support the development of a new educational learning tool. The methodology works with a literature review and its application activities using resources and tools of this media in the classroom. Everything under the teacher's mediation. The main conclusion drawn regarding the use of computers in school is a tool that can enhance student learning, allowing it to be capable of solv-ing problems and making it competent for their language, as noted by reading more fluently, improving diction, intonation and speech disinhibition towards individual and collective. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Letramento digital | por |
dc.subject | Informática | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Digital literacy | eng |
dc.subject | Computer | eng |
dc.subject | Elementary school | eng |
dc.title | Letramento digital: a mídia informática como ferramenta de apoio a construção de conhecimentos de alunos do 4º ano do ensino fundamental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos da pesquisa sobre letramento digital, realizada através do uso da mídia informática na prática pedagógica de alu-nos de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental do Instituto Estadual de Neves da Fontoura, do município de Cachoeira do Sul no Rio Grande do Sul. Nesta opor-tunidade, são apresentadas reflexões sobre o uso da informática na educação. O ob-jetivo deste trabalho consistiu em promover a interação dos alunos com os diferentes gêneros digitais através da mídia informática como ferramenta de apoio ao processo educacional na construção de novas aprendizagens. A metodologia deste trabalho passa por uma revisão de literatura e a aplicação de atividades utilizando recursos e ferramentas desta mídia em sala de aula. A principal conclusão extraída diz respeito ao uso da informática na escola, sob mediação do professor, como uma ferramenta que pode potencializar a aprendizagem do aluno, permitindo que ele seja capaz de solucionar problemas e tornando-o competente em relação a sua linguagem, como observado através da leitura com maior fluência, melhora na dicção, entonação e de-sinibição em relação à fala individual e coletiva. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |