Letramento digital: a mídia informática como ferramenta de apoio a construção de conhecimentos de alunos do 4º ano do ensino fundamental
Resumo
Este artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos da pesquisa sobre letramento digital, realizada através do uso da mídia informática na prática pedagógica de alu-nos de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental do Instituto Estadual de Neves da Fontoura, do município de Cachoeira do Sul no Rio Grande do Sul. Nesta opor-tunidade, são apresentadas reflexões sobre o uso da informática na educação. O ob-jetivo deste trabalho consistiu em promover a interação dos alunos com os diferentes gêneros digitais através da mídia informática como ferramenta de apoio ao processo educacional na construção de novas aprendizagens. A metodologia deste trabalho passa por uma revisão de literatura e a aplicação de atividades utilizando recursos e ferramentas desta mídia em sala de aula. A principal conclusão extraída diz respeito ao uso da informática na escola, sob mediação do professor, como uma ferramenta que pode potencializar a aprendizagem do aluno, permitindo que ele seja capaz de solucionar problemas e tornando-o competente em relação a sua linguagem, como observado através da leitura com maior fluência, melhora na dicção, entonação e de-sinibição em relação à fala individual e coletiva.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: