A percepção ambiental do professor da disciplina de Língua Portuguesa: do livro didático à prática docente
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Data
2008-12-17Autor
Bertazzo, Angela Medianeira
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O professor da disciplina de Língua Portuguesa prepara as gerações para a
escrita, a oralidade, interpretação de textos, produção de outros textos, literatura e
domínio da língua materna, em resumo o seu letramento, e tem responsabilidade
dobrada quanto aos temas abordados nos textos dos livros didáticos, que devem ser
atuais e dentro do contexto do aluno. As questões ambientais que têm se apresentado
no nosso tempo devem ser retratadas e tratadas como prioridades nos textos dos
compêndios escolhidos e ou indicados às escolas. Este trabalho, a partir de um
questionário aplicado no período entre 17/10/2007 a 20/11/2007, a vinte e quatro
professores da disciplina de Língua Portuguesa de Escolas Públicas de Ensino
Fundamental, na cidade de Santa Maria-RS, teve por finalidade verificar o perfil desses
professores frente às suas disciplinas, o livro didático, o ensino e as práticas
desenvolvidas; o que os motivaram na escolha do livro didático; quais suas dificuldades
nas práticas; se há dificuldades de aprendizado dos alunos; onde aprimoraram seus
conhecimentos; se usam temas atuais na sala de aula; e seu conhecimento sobre o
tema Educação Ambiental. A partir dos resultados verificou-se que os professores têm
boas experiências na disciplina, mas 84% têm, no máximo, seis anos na escola atual, e trabalham com quatro turmas com vinte e quatro alunos por turma; 70,83% têm pósgraduação; e 33% não participam da escolha do livro didático; as práticas têm sido
trabalhadas (93%), mas os alunos têm dificuldades de aprendizado (46%); trabalham
com temas atuais (74%); e 68% têm uma boa percepção sobre o tema Educação
Ambiental. Ao final do trabalho foram elaboradas considerações e sugestões.
Coleções
- Educação Ambiental [191]