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dc.creatorSantos, Cristiano Flores dos
dc.date.accessioned2017-11-16T11:00:38Z
dc.date.available2017-11-16T11:00:38Z
dc.date.issued2016-03-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12038
dc.description.abstractThe three-dimensional mapping environments has been intensively studied in the last decade. Among the benefits of this research topic is possible to highlight the addition of autonomy for car or even drones. The three-dimensional representation also allows viewing of a given scenario iteratively and with greater detail. However, until the time of this work was not found one framework to present in detail the implementation of algorithms to perform 3D mapping outdoor approaching a real-time processing. In view of this, in this work we developed a framework with the main stages of three-dimensional reconstruction. Therefore, stereoscopy was chosen as a technique for acquiring the depth information of the scene. In addition, this study evaluated four algorithms depth map generation, where it was possible to achieve the rate of 9 frames per second.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMapeamento 3Dpor
dc.subjectEstereoscopiapor
dc.subjectOdometria visualpor
dc.subject3D mappingeng
dc.subjectStereoscopyeng
dc.subjectVisual odometryeng
dc.titleUm framework para avaliação de mapeamento tridimensional utilizando técnicas de estereoscopia e odometria visualpor
dc.title.alternativeThree-dimensional mapping of external environments through stereoscopy and visual odometry techniqueseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO mapeamento tridimensional de ambientes tem sido intensivamente estudado na última década. Entre os benefícios deste tema de pesquisa é possível destacar adição de autonomia á automóveis ou mesmo drones. A representação tridimensional também permite a visualização de um dado cenário de modo iterativo e com maior riqueza de detalhes. No entanto, até o momento da elaboração deste trabalho não foi encontrado um framework que apresente em detalhes a implementação de algoritmos para realização do mapeamento 3D de ambientes externos que se aproximasse de um processamento em tempo real. Diante disto, neste trabalho foi desenvolvido um framework com as principais etapas de reconstrução tridimensional. Para tanto, a estereoscopia foi escolhida como técnica para a aquisição da informação de profundidade do cenário. Além disto, neste trabalho foram avaliados 4 algoritmos de geração do mapa de profundidade, onde foi possível atingir a taxa de 9 quadros por segundo.por
dc.contributor.advisor1Ceolin, Simone Regina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7514884760338859por
dc.contributor.referee1Santos, Osmar Marchi dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3867718775277531por
dc.contributor.referee2Zatt, Bruno
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8251926321102019por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0597895503932030por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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