Escola e família: a possibilidade de uma articulação promissora e possível no processo de gestão escolar
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Data
2009-12-11Autor
Bezerra, Maria Hecilia Rodrigues
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Diante do imenso desafio de transformar e tornar a escola, um espaço de troca,
construção e respeito, urge que se reflita sobre a dinâmica dos processos que
permeiam as transformações e mudanças pelas quais vem passando a sociedade
moderna. Por entendermos que a instituição escolar e a família são as instâncias
que mais fortemente influenciam no processo de desenvolvimento e aprendizagem
da criança, este trabalho se propõe a problematizar a participação da família na
escola já na educação infantil, enfatizando a importância da gestão democrática
nesse processo. A participação da família na escola e a gestão democrática têm
recebido muito destaque nas discussões da escola atualmente, os muitos projetos
desenvolvidos em parcerias sugerem uma nova forma de olhar estas problemáticas.
Para tanto, buscou-se através da abordagem qualitativa, utilizando-se como
procedimento a pesquisa bibliográfica, buscando identificar alguns conceitos sobre
democracia participativa, participação, modelo de família na atualidade e o papel da
gestão democrática neste contexto. Enfim, dados que permita situar e significar a
participação na escola, através do modelo de gestão democrática. Colocamos em
foco a importância da participação como forma de imprimir vida a relação família e
escola, dando ênfase à formação global da criança, e ao seu pleno
desenvolvimento, por entendermos ser este o objetivo maior a ser alcançado por
toda instituição de ensino, que entende a amplitude e importância do seu papel na
sociedade.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]