dc.contributor.advisor | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.creator | Brandani, Lucia Fernanda da Silva | |
dc.date.accessioned | 2016-01-19T12:04:50Z | |
dc.date.available | 2016-01-19T12:04:50Z | |
dc.date.issued | 2009-12-18 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1210 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The gift inside brings to the reflection the importance of planning and the implications in its diverse modalities front to the Project Pedagogical Politician of the democratic and participativa perspective. It makes analysis of the planning conditions where if it carries through the Project Pedagogical Politician of the Municipal School Tasso of the Silveira, searching excellent reflections and notes on the subject, through informal colloquies, stories of facts, comments in pedagogical meetings, participation of debates and quarrels next to collegiate and its pertaining to school instance, readings and analysis of the documentations elaborated for the school, characterizing the joint and entailing between practical theory and supported by authors as Fertile valley, Vasconcellos (2006), among others that they present solid and current quarrels on planning and project pedagogical politician. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Planejamento | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Democrática | por |
dc.title | Implicações das modalidades de planejamento na construção do projeto político pedagógico: analisando a democracia na escola | por |
dc.title.alternative | Implications of the modalities of planning in the construction of the project pedagogical politician: analyzing the democracy in the school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruzeiro do Oeste, PR, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo reflete sobre a importância do planejamento e as implicações em suas diversas modalidades frente ao Projeto Político Pedagógico inserido na perspectiva democrática e participativa. Faz análise das condições de planejamento em que se realiza o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Tasso da Silveira, buscando reflexões e apontamentos relevantes sobre o tema, através de conversas informais, relatos de fatos, observações em reuniões pedagógicas, participação de debates e discussões junto ao colegiado e sua instância escolar, leituras e análise das documentações elaboradas pela escola, caracterizando a articulação e vinculação entre teoria e prática sustentada por autores como Veiga (1996), Vasconcellos (2006), entre outros que apresentam discussões sólidas e atuais sobre planejamento e projeto político pedagógico em uma perspectiva democrática. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |