dc.contributor.advisor | Dalla Corte, Marilene Gabriel | |
dc.creator | Amann, Raquel Daiane Fraga | |
dc.date.accessioned | 2017-12-05T10:23:13Z | |
dc.date.available | 2017-12-05T10:23:13Z | |
dc.date.issued | 2012-12-08 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12125 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This monograph presents discussions and reflections on the collective decisions and participatory school management, assuming it must constitute transformation processes in pursuit of autonomy and citizenship, aimed at democratization of basic school. Discusses the principles and mechanisms by which democratic management is based, as well as the processes of decisions and actions at school. From this perspective, objective, generally, highlight and reflect on the importance of collective decisions in school management as shared processes aimed at democratization of basic school. We conducted a bibliographic study, in which, with the aid of authors in the area of educational administration, discussed the democratic management in its implications for school organization, participation and collective involvement in school management and also the importance and impact of mechanisms for community participation in the democratization of school. With this study it was possible to extend the debates between what is possible and feasible in terms of democratic participative management and the roles and responsibilities of the school community, especially the managers and members of collective bodies as agents of social mobilization and transformers centralized and bureaucratic practices in school. We conclude that with political and pedagogical practices dialogic, participatory, shared and committed school can become really democratic. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Democratização | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Coletividade | por |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | Democratization | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Collectivity | eng |
dc.title | Decisão coletivas como processos compartilhados de democratização da gestão escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia apresenta discussões e reflexões acerca das decisões coletivas e participativas na gestão escolar, partindo do pressuposto de que precisam constituir-se processos de transformação, de busca da autonomia e cidadania, voltadas para a democratização da escola básica. Problematiza os preceitos e os mecanismos em que a gestão democrática está embasada, assim como os processos de decisões e ações na escola básica. Nessa perspectiva, objetiva, de maneira geral, destacar e refletir acerca da importância das decisões coletivas na gestão escolar como processos compartilhados voltados para a democratização da escola básica. Foi realizado um estudo bibliográfico, no qual, com o auxílio de autores da área da gestão educacional, discutiu-se a gestão democrática em suas implicações à organização escolar, a participação e o comprometimento coletivo na gestão escolar e, também, a importância e a repercussão dos mecanismos de participação da comunidade à democratização da escola. Com este estudo foi possível ampliar os debates entre o que é possível e viável em termos de gestão democrático-participativa e quais os papéis e as responsabilidades da comunidade escolar, especialmente dos gestores e integrantes dos órgãos colegiados, como agentes de mobilização social e transformadores das práticas centralizadoras e burocráticas na escola. Conclui-se que com práticas político-pedagógicas dialógicas, participativas, compartilhadas e comprometidas a escola poderá tornar-se efetivamente democrática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |