Decisão coletivas como processos compartilhados de democratização da gestão escolar
Abstract
Esta monografia apresenta discussões e reflexões acerca das decisões coletivas e participativas na gestão escolar, partindo do pressuposto de que precisam constituir-se processos de transformação, de busca da autonomia e cidadania, voltadas para a democratização da escola básica. Problematiza os preceitos e os mecanismos em que a gestão democrática está embasada, assim como os processos de decisões e ações na escola básica. Nessa perspectiva, objetiva, de maneira geral, destacar e refletir acerca da importância das decisões coletivas na gestão escolar como processos compartilhados voltados para a democratização da escola básica. Foi realizado um estudo bibliográfico, no qual, com o auxílio de autores da área da gestão educacional, discutiu-se a gestão democrática em suas implicações à organização escolar, a participação e o comprometimento coletivo na gestão escolar e, também, a importância e a repercussão dos mecanismos de participação da comunidade à democratização da escola. Com este estudo foi possível ampliar os debates entre o que é possível e viável em termos de gestão democrático-participativa e quais os papéis e as responsabilidades da comunidade escolar, especialmente dos gestores e integrantes dos órgãos colegiados, como agentes de mobilização social e transformadores das práticas centralizadoras e burocráticas na escola. Conclui-se que com práticas político-pedagógicas dialógicas, participativas, compartilhadas e comprometidas a escola poderá tornar-se efetivamente democrática.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: