O projeto político pedagógico como construção coletiva: uma experiência de gestão democrática
Resumo
O presente trabalho monográfico tem como tema o Projeto Político Pedagógico (PPP) como construção coletiva, buscando compreender e caracterizar a importância da gestão escolar democrática na construção deste documento, que, por essência, organiza o trabalho pedagógico realizado na escola. Nesse sentido, objetivou-se compreender a importância da gestão escolar democrática no planejamento, (re)construção e execução do Projeto Político Pedagógico. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo a pesquisa bibliográfica, bem como um estudo de caso, o qual delimitou como objeto de estudo o processo de reconstrução do PPP de uma escola pública estadual do município de Santa Maria - RS. O contexto investigativo da pesquisa bibliográfica realizou-se através da leitura, seleção e análise de pressupostos teóricos sobre o tema em livros e revistas científicas; para o estudo de caso, foram coletados dados através de questionários específicos aplicados a cada segmento da comunidade escolar (alunos, pais, funcionários e professores) sendo que a amostragem foi de 5 sujeitos por segmento, bem como uma entrevista realizada com a atual responsável pela gestão da escola (diretora). Tais instrumentos de coleta de dados direcionaram-se a busca de elementos para compreensão e análise da experiência de (re)construção do PPP vivenciada pela escola no ano anterior. O resultado da pesquisa evidencia que houve uma significativa participação da comunidade escolar em todo o processo de (re)construção do PPP e que há o engajamento de todos visando o bem comum da escola, demonstrando um dos princípios da Gestão democrática, que é a participação e a autonomia nas decisões pedagógicas, administrativas e financeira.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1013]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: