dc.contributor.advisor | Segat, Taciana Camera | |
dc.creator | Arend, Carline Schröder | |
dc.date.accessioned | 2017-12-06T11:02:30Z | |
dc.date.available | 2017-12-06T11:02:30Z | |
dc.date.issued | 2010-12-22 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12136 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study turns to reflection on the dilemma between educational theory and practice within
the School of Education, Federal University of Santa Maria. The research aimed to understand
and realize the attempt to overcome the dichotomy between the theoretical and practical
knowledge through the analysis of curriculum matrices for 1984, 2004 and 2007, with
reflections, concepts and understandings about these issues and the relations established
between them, trying to understand what the pillars supporting this dichotomy, crossing thus
the importance of management in the Pedagogy Course. It presents a brief historical resume
of the Education Course traversing its creation, its development and implementation at the
Federal University of Santa Maria. The methodological approach is qualitative research,
grounded in theoretical and methodological assumptions of Chizzotti (2006) and especially
Lüdke and Andrew (1986), using documentary analysis as a tool for empirical data collection.
Finally, we present the conclusions reached with this research. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Teoria e prática | por |
dc.subject | Formação do pedagogo | por |
dc.subject | Curso de pedagogia/UFSM | por |
dc.subject | Theory and practice | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Pedagogy course/UFSM | eng |
dc.title | Projeto político pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria: reflexões sobre a articulação teoria e prática | por |
dc.title.alternative | Political pedagogical project of course pedagogy of the University of Santa Maria: reflections on the relationship theory and practice | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo volta-se à reflexão acerca do dilema educacional entre teoria e prática, dentro do
Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa teve como objetivo
compreender e perceber a tentativa de superação da dicotomia entre os conhecimentos
teóricos e os conhecimentos práticos, por meio da análise das matrizes curriculares dos anos
de 1984, 2004 e 2007, apresentando reflexões, conceitos e compreensões a respeito destes
temas e as relações estabelecidas entre os mesmos, buscando compreender quais os pilares
que sustentam tal dicotomia, perpassando assim, pela importância da gestão no Curso de
Pedagogia. Apresenta-se um breve retomado histórico do Curso de Pedagogia, perpassando a
sua criação, seu desenvolvimento e sua implementação na Universidade Federal de Santa
Maria. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, ancorada nos pressupostos
teóricos e metodológicos de Chizzotti (2006) e, principalmente, Lüdke e André (1986),
utilizando da análise documental como instrumento de coleta de dados empíricos. E, por fim,
apresentam-se as conclusões a que se chegou com o desenvolvimento desta pesquisa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |