Projeto político pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria: reflexões sobre a articulação teoria e prática
Resumo
Este estudo volta-se à reflexão acerca do dilema educacional entre teoria e prática, dentro do
Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa teve como objetivo
compreender e perceber a tentativa de superação da dicotomia entre os conhecimentos
teóricos e os conhecimentos práticos, por meio da análise das matrizes curriculares dos anos
de 1984, 2004 e 2007, apresentando reflexões, conceitos e compreensões a respeito destes
temas e as relações estabelecidas entre os mesmos, buscando compreender quais os pilares
que sustentam tal dicotomia, perpassando assim, pela importância da gestão no Curso de
Pedagogia. Apresenta-se um breve retomado histórico do Curso de Pedagogia, perpassando a
sua criação, seu desenvolvimento e sua implementação na Universidade Federal de Santa
Maria. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, ancorada nos pressupostos
teóricos e metodológicos de Chizzotti (2006) e, principalmente, Lüdke e André (1986),
utilizando da análise documental como instrumento de coleta de dados empíricos. E, por fim,
apresentam-se as conclusões a que se chegou com o desenvolvimento desta pesquisa.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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