dc.contributor.advisor | Fontana, Hugo Antonio | |
dc.creator | Albuquerque, Simone Furtado | |
dc.date.accessioned | 2017-12-06T11:40:52Z | |
dc.date.available | 2017-12-06T11:40:52Z | |
dc.date.issued | 2010-12-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12139 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This current study by a bibliographic research with a qualitative approach, aimed to highlight the importance and necessity of integration of the Project With the Political-Pedagogical Proposal for a Course educational institution, realizing that this articulation is the responsibility of school management. This is because the
school management is using these instruments to comply with its purpose which is to oversee the quality education and therefore it is necessary that management tools mentioned above are used for management of the institution to make sure what's responsibility of it. And thus with the basement in authors such as Campos (2007,
2008, 2009 and 2010), Vieira (1990), Vasconcelos (2000), Silva (2005), and such others, it could enligthen for itself the compliance of this articulation which ensures to the the establishment of teaching an educational process of teaching and learning oriented, and ensuring the effectiveness of the social function of the institution of teaching that is the formation of citizenship, the full development and success of students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Proposta curricular | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Project political teaching | eng |
dc.subject | Curriculum proposal | eng |
dc.title | A integração do projeto politico-pedagogico com a proposta curricular: uma questão de gestão | por |
dc.title.alternative | Integration of political pedagogical project proposal to curriculum: a matter of management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo fruto de uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa, teve por objetivo ressaltar a importância e a necessidade da integração do Projeto Político-Pedagógico com a Proposta Curricular de uma instituição de ensino, compreendendo que essa articulação é de responsabilidade da Gestão Escolar. Isso, porque a gestão da escola utiliza-se desses instrumentos para cumprir com a sua finalidade que é zelar pela qualidade do ensino e, portanto, faz-se necessário que os instrumentos de gestão anteriormente mencionados sejam utilizados a favor da gerência da instituição para garantir o que é de sua responsabilidade. E, deste modo, com o embasamento em autores tais como Campos (2007, 2008, 2009 e 2010), Vieira (1990), Vasconcellos (2000), Silva (2005), dentre outros, foi possível elucidar que o cumprimento dessa articulação assegura à instituição de ensino um processo de ensino e aprendizagem, orientado, e que garante a efetividade da função social da instituição de ensino que é a formação da cidadania, o desenvolvimento integral e o sucesso dos educandos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |