Desafios da gestão escolar
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Data
2012-11-30Autor
Almeida, Cristina Maria Matté de
Metadata
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O presente trabalho objetiva analisar os desafios que os gestores enfrentam no processo de Gestão Democrática do Ensino. Estes desafios foram compreendidos através da função social da escola, das atribuições dos gestores e dos órgãos colegiados. Para isso, se fez necessário realizar uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica. As informações foram analisadas através de categorização simples, aproximada da análise de conteúdo. De acordo com a literatura pesquisada, a Gestão Democrática é vista como um processo que se caracteriza pela participação, onde todos são agentes do processo, no qual as decisões são coletivas. A escola nessa perspectiva assume um papelmuito importante, precisa voltar-se para novas realidades, através da ligação com o mundo político e cultural, lutando contra a exclusão social. A missão dos gestores está direcionada na inserção e principalmente na garantia dos direitos humanos. O processo democrático vive da ação coletiva, representada pelos seus órgãos colegiados, APM (Associação de Pais e Mestres), Conselho escolar, grêmios estudantis, etc. É através da atuação efetiva dos órgãos colegiados, que se inicia um processo de mudança nas escolas. A gestão da escola depende do esforço coletivo de todos. Todos os agentes são autores/ coautores e principalmente Gestores da Educação. Este é um dos desafios dos gestores, aprender a redefinir a estrutura organizacional da escola, adotando novas posturas, onde a Gestão Democrática seja a centralidade de todo trabalho pedagógico.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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