Possibilidades da gestão democrática frente às tecnologias de informação e comunicação - TICs no ambiente escolar
Resumo
A presente monografia intitulada “Possibilidades da Gestão Democrática frente às Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs no ambiente escolar”, tem como objetivo investigar as possibilidades da gestão democrática frente ao uso formativo das TICs no ambiente escolar, no sentido de auxiliar no compromisso da formação de um cidadão emancipado. Para encaminhamento deste estudo, realizou-se pesquisa qualitativa, por intermédio do uso de questionários para alunos e professores do ensino fundamental de uma escola da região central do RS. As referências teóricas partem das bases da gestão democrática para o norteamento do trabalho do gestor frente a utilização das TICs nos espaços escolares. Articula-se o debate em torno das categorias: TICs, escola e gestão democrática. Nessa investigação busca-se realocar novas bases de diálogo entre os processos pedagógicos da escola e os contextos mais amplos da sociedade, no caso deste estudo, as TICs. Para tal, aposta-se na gestão como instância fértil para articular o diálogo da escola e das TICs, a fim de elucidar características formativas necessárias para a formação de sujeitos autônomos voltados a seu tempo. Dessa forma, parte-se da ideia de que o trabalho do gestor pode ampliar os horizontes formativos de seus sujeitos quando aproxima o diálogo entre a escola e a sociedade por intermédio das TICs.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [980]