dc.contributor.advisor | Cordenonsi, Andre Zanki | |
dc.creator | Pacheco, Daiane Belmonte Machado | |
dc.date.accessioned | 2018-01-17T14:00:31Z | |
dc.date.available | 2018-01-17T14:00:31Z | |
dc.date.issued | 2017-10-21 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12263 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This research had the objective of analyzing the use of Information and Communication Technologies in a class
of the 3rd year of the literacy cycle. The research was carried out in a school in the city of Santana do
Livramento / RS, in a third year class of Elementary School. The methodology consisted of a case study carried
out in this class. It is a qualitative research, having as an instrument of information collection the diaries of
students and teachers, produced during the performance of the action research in which the students experienced
the use of games in class. From the journals it was observed that the majority of the class demonstrated to like
the games. After analyzing the diaries, three analytical categories were organized: Adherence of students to
games, students' satisfaction in activities and difficulties in activities. In this way I realized that educational
games are important for students' learning and, in addition, bring learning to playfulness. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Jogos educacionais | por |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.subject | Information and communication technologies | eng |
dc.subject | Educational games | eng |
dc.title | Jogos digitais no 3º ano do ensino fundamental: um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | Digital games in the 3rd year of fundamental education: a case study | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve por objetivo analisar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação numa
turma do 3° ano do ciclo de alfabetização. A pesquisa ocorreu em uma escola estadual do município de Santana
do Livramento/RS, numa turma de 3º ano do Ensino Fundamental. A metodologia consistiu em um estudo de
caso realizado nessa turma. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de
informações os diários de campo, dos alunos e dos professores, produzidos durante a realização da pesquisa-ação
na qual os alunos vivenciaram o uso de jogos para alfabetização nas aulas. Nas impressões registradas nos
diários de campo foi observado que a maioria da turma demonstrou gostar dos jogos. Após a análise dos diários
de campo foram organizadas três categorias analíticas: Aderência dos alunos aos jogos, satisfação dos alunos nas
atividades e dificuldades/limitações nas atividades. Desta forma pude perceber que os jogos educacionais são
primordiais no ciclo de alfabetização e, além disso, trazem ludicidade à aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |