Jogos digitais no 3º ano do ensino fundamental: um estudo de caso
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Data
2017-10-21Autor
Pacheco, Daiane Belmonte Machado
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O presente trabalho teve por objetivo analisar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação numa
turma do 3° ano do ciclo de alfabetização. A pesquisa ocorreu em uma escola estadual do município de Santana
do Livramento/RS, numa turma de 3º ano do Ensino Fundamental. A metodologia consistiu em um estudo de
caso realizado nessa turma. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de
informações os diários de campo, dos alunos e dos professores, produzidos durante a realização da pesquisa-ação
na qual os alunos vivenciaram o uso de jogos para alfabetização nas aulas. Nas impressões registradas nos
diários de campo foi observado que a maioria da turma demonstrou gostar dos jogos. Após a análise dos diários
de campo foram organizadas três categorias analíticas: Aderência dos alunos aos jogos, satisfação dos alunos nas
atividades e dificuldades/limitações nas atividades. Desta forma pude perceber que os jogos educacionais são
primordiais no ciclo de alfabetização e, além disso, trazem ludicidade à aprendizagem.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
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