Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKonrath, Mary Lúcia Pedroso
dc.creatorVargas, Janandra Matos de
dc.date.accessioned2018-01-18T12:59:01Z
dc.date.available2018-01-18T12:59:01Z
dc.date.issued2017-10-27
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12275
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis article shows some theoretical and practical results of the use of computer media as a pedagogical support tool for the process of building knowledge in the History discipline with students from the 1st grade of EJA (Youth and Adult Education) in the municipality of Santiago In Rio Grande do Sul. On this occasion, we searched for a theoretical reference that could support the pedagogical use of this media. The research sought to investigate how informatics can help in the process of learning and building knowledge of high school students in relation to the History discipline. In order to do so, it was organized so that the classroom space could trans-form, being the computer and computer science tools to support the discoveries and constructions carried out by the students throughout the elaborated process, making them authors and co-authors and thus resignifying The learning in relation to the content learned in this discipline. The objective of this work was to use the tools pro-vided through the computer and its connection to the internet to propose practices and activities of reading and producing materials on history individually and collectively, contributing to a significant learning in the disci-pline of History. The methodology used was a review of the literature and a case study, being called qualitative of an exploratory nature. The main conclusion is that in addition to the computer being an ally of teaching-learning, it allows a wide field of research to be explored by the students, ranging from the use of texts, images, sounds and videos, which makes discipline More attractive and motivating, besides contributing with the work and being the mediator of the historical process, transforming the students into active agents in this process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInformáticapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectComputingeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectHistoryeng
dc.titleO uso da mídia informática no ensino médio da EJA: transformando as práticas pedagógicas da disciplina de Históriapor
dc.title.alternativeThe use of computer media in EJA middle school: transforming the pedagogical practices of the discipline of Historyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos do uso da mídia informática como ferramenta de apoio pedagógico ao processo de construção de conhecimentos na disciplina de História junto a alunos da 1ª série do Ensino Médio da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do município de Santiago no Rio Grande do Sul. Nesta oportunidade, buscou-se referencial teórico que pudesse dar suporte para o uso pedagógico desta mídia. A pes-quisa realizada buscou investigar como a informática pode auxiliar no processo de aprendizagem e construção de conhecimentos de alunos do Ensino Médio em relação à disciplina de História. Para tanto, foi organizado para que o espaço de sala de aula pudesse se transformar, sendo o computador e a informática ferramentas para apoiar as descobertas e construções realizadas pelos alunos ao longo do processo elaborado, tornando-os autores e co-autores e assim resignificando o aprendizado em relação ao conteúdo aprendido nesta disciplina. O objetivo deste trabalho consistiu em utilizar as ferramentas disponibilizadas através do computador e sua conexão com a internet, para propor práticas e atividades de leitura e produção de materiais sobre história de forma individual e coletiva, contribuindo para uma aprendizagem significativa na disciplina de História. A metodologia utilizada passou por uma revisão de literatura e um estudo de caso, sendo denominada de qualitativa de caráter explorató-rio. A principal conclusão considera que além do computador ser um aliado ao ensino-aprendizagem, faz com que um vasto campo de pesquisa possa ser explorado pelos alunos, o qual vai desde o uso dos textos, imagens, sons e vídeos, o que torna a disciplina mais atrativa e motivadora, além de contribuir com o trabalho e ser o mediador do processo histórico, transformando os alunos em agentes ativos neste processo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto