O uso da mídia informática no ensino médio da EJA: transformando as práticas pedagógicas da disciplina de História
Resumo
Este artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos do uso da mídia informática como ferramenta de apoio pedagógico ao processo de construção de conhecimentos na disciplina de História junto a alunos da 1ª série do Ensino Médio da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do município de Santiago no Rio Grande do Sul. Nesta oportunidade, buscou-se referencial teórico que pudesse dar suporte para o uso pedagógico desta mídia. A pes-quisa realizada buscou investigar como a informática pode auxiliar no processo de aprendizagem e construção de conhecimentos de alunos do Ensino Médio em relação à disciplina de História. Para tanto, foi organizado para que o espaço de sala de aula pudesse se transformar, sendo o computador e a informática ferramentas para apoiar as descobertas e construções realizadas pelos alunos ao longo do processo elaborado, tornando-os autores e co-autores e assim resignificando o aprendizado em relação ao conteúdo aprendido nesta disciplina. O objetivo deste trabalho consistiu em utilizar as ferramentas disponibilizadas através do computador e sua conexão com a internet, para propor práticas e atividades de leitura e produção de materiais sobre história de forma individual e coletiva, contribuindo para uma aprendizagem significativa na disciplina de História. A metodologia utilizada passou por uma revisão de literatura e um estudo de caso, sendo denominada de qualitativa de caráter explorató-rio. A principal conclusão considera que além do computador ser um aliado ao ensino-aprendizagem, faz com que um vasto campo de pesquisa possa ser explorado pelos alunos, o qual vai desde o uso dos textos, imagens, sons e vídeos, o que torna a disciplina mais atrativa e motivadora, além de contribuir com o trabalho e ser o mediador do processo histórico, transformando os alunos em agentes ativos neste processo.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: