dc.contributor.advisor | Pereira, Adriana Soares | |
dc.creator | Gazola, Lurdes de Fátima | |
dc.date.accessioned | 2018-01-19T10:45:35Z | |
dc.date.available | 2018-01-19T10:45:35Z | |
dc.date.issued | 2017-10-27 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12284 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | Of course, the act of literacy is not restricted to the codification and decoding of signals, but to the
mechanization of these skills. It refers above all to the learning of reading, writing and other language
skills. Recognizing the importance of this process (literacy) and considering that, in the present time,
technologies have generated new forms of organization and discourse production, the present work
analyzes the difficulties, advances and challenges of the literacy process in digital contexts, with
Based on a field research carried out with Literacy Teachers of the 20th Coordination. The theoretical
reference of the work reconciles the assumptions of Ferreiro, Frade, Lévy, Tfouni and others on
reading, writing and literacy, searching for hooks with the Digital Age of Palfrey. Through an
explanatory methodology with a qualitative approach, the article presents a discussion about current
literacy practices and argues that, despite some difficulties faced in the school context, digital
technologies can play an important role in the learning process of writing. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Crianças digitais | por |
dc.title | Letramento digital: a tecnologia como aliada nas classes de alfabetização | por |
dc.title.alternative | Digital lettering: the technology as allied in classes of literacy | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Evidentemente, o ato de alfabetizar não se restringe à codificação e decodificação de sinais, tão
pouco à mecanização dessas habilidades. Refere-se, sobretudo, à aprendizagem de habilidades para
a leitura, escrita e outras práticas linguísticas. Reconhecendo a importância desse processo (a
alfabetização) e considerando que, na contemporaneidade, as tecnologias têm gerado novas formas
de organização e produção do discurso, o presente trabalho analisa as dificuldades, avanços e
desafios do processo de alfabetização em contextos digitais, com base numa pesquisa de campo
realizada com Professoras Alfabetizadoras da 20ºcoordenadoria. O referencial teórico do trabalho
concilia os pressupostos de Ferreiro, Frade, Lévy, Tfouni e outros sobre leitura, escrita e
alfabetização, buscando ganchos com a Era Digital de Palfrey. Por meio de uma metodologia
explicativa, com abordagem qualitativa, o artigo apresenta uma discussão acerca das práticas
hodiernas de alfabetização e argumenta que, apesar de algumas dificuldades enfrentadas no
contexto escolar, as tecnologias digitais podem exercer um importante papel no processo de
aprendizagem da escrita. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |