Letramento digital: a tecnologia como aliada nas classes de alfabetização
Resumen
Evidentemente, o ato de alfabetizar não se restringe à codificação e decodificação de sinais, tão
pouco à mecanização dessas habilidades. Refere-se, sobretudo, à aprendizagem de habilidades para
a leitura, escrita e outras práticas linguísticas. Reconhecendo a importância desse processo (a
alfabetização) e considerando que, na contemporaneidade, as tecnologias têm gerado novas formas
de organização e produção do discurso, o presente trabalho analisa as dificuldades, avanços e
desafios do processo de alfabetização em contextos digitais, com base numa pesquisa de campo
realizada com Professoras Alfabetizadoras da 20ºcoordenadoria. O referencial teórico do trabalho
concilia os pressupostos de Ferreiro, Frade, Lévy, Tfouni e outros sobre leitura, escrita e
alfabetização, buscando ganchos com a Era Digital de Palfrey. Por meio de uma metodologia
explicativa, com abordagem qualitativa, o artigo apresenta uma discussão acerca das práticas
hodiernas de alfabetização e argumenta que, apesar de algumas dificuldades enfrentadas no
contexto escolar, as tecnologias digitais podem exercer um importante papel no processo de
aprendizagem da escrita.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]
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