Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCordenonsi, Andre Zanki
dc.creatorBaldez, Maria Leidemar Faria
dc.date.accessioned2018-02-05T13:58:54Z
dc.date.available2018-02-05T13:58:54Z
dc.date.issued2017-10-20
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12338
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe present paper aims to analyze the importance of introducing a computational tool - Google Classrrom - on the teaching process of Portuguese Language in João Pedro Nunes High School, at São Gabriel / RS. The pros and cons of this technology's implementation in the development of activities related to the course have been analyzed, as well as the students' acceptance in this new way of acquiring knowledge about the Portuguese Language. By the end of this paper the features of the Google Classroom, which is a part of the G Suite for Education platform. The study was carried out, first, through an exploratory research aimed at providing greater familiarity with the features of the Google Classroom application, since this application is still little known, and not much explored by the teachers in public schools of the city. After getting to know the possible potentialities of the Google Classroom educational tool, a virtual classroom for the Portuguese Language course was created. The target audience was a 2nd grade class at the João Pedro Nunes High School, with 26 students between the ages of 15 and 18. At the moment the descriptive research was used, since the experience with the implementation of the application was reported: the acceptance or not by the students, possible difficulties in accessing the Internet, student / student interaction or teacher / student, etc. The results have shown that the greatest challenge of the teacher is to involve the students in the activities and that it is not enough to only implement the available technologies, it is necessary to carry out consistent pedagogical projects, with an objective and effective methodology.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectPlataforma digitalpor
dc.subjectGoogle classroomeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectDigital platformeng
dc.titleA importância do google classroom na disciplina de Língua Portuguesa na Escola de Ensino Médio João Pedro Nunespor
dc.title.alternativeThe importance of google classroom in language discipline Portuguese in Middle School João Pedro Nuneseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo norteador Analisar a importância do Google Classrrom para auxiliar na disciplina de Língua Portuguesa no ensino médio da Escola de Ensino Médio João Pedro Nunes, na cidade de São Gabriel / RS. Foram analisados os prós e contras da implantação do uso desta tecnologia digital para o desenvolvimento de atividades relacionadas à disciplina, assim como a aceitação dos alunos em relação a esta nova forma de adquirir conhecimento sobre a Língua Portuguesa, tendo seu estudo maximizado e direcionado através da ferramenta. Ao final deste trabalho também serão conhecidas as funcionalidades Da ferramenta Google Classroom, integrante da plataforma G Suite for Education, que está sendo inserido no contexto escolar dos alunos. O estudo foi realizado, primeiramente, através de pesquisa exploratória visando proporcionar maior familiaridade com as características da ferramenta Gloogle Classroom, visto que esta ferramenta ainda é pouco conhecido, pouco explorado pelos professores nas escolas públicas da cidade. Após o conhecimento do funcionamento e possíveis potencialidades da ferramenta educacional Google Classroom, foi criada uma sala de aula virtual para a disciplina de Língua Portuguesa. O publico alvo foi uma turma de 2° ano (ensino médio – turno tarde) da Escola de Ensino Médio João Pedro Nunes, composta por 26 alunos entre 15 e 18 anos. Neste momento foi utilizada a pesquisa descritiva, pois foi relatada a experiência com a implantação do aplicativo: a aceitação ou não por parte dos alunos, possíveis dificuldades em acessar a Internet, interação aluno/aluno ou professor/aluno, etc. Os resultados mostram que o maior desafio do professor é envolver os alunos nas atividades e que não basta apenas implantar as tecnologias disponíveis, é preciso realizar projetos pedagógicos consistentes, com uma metodologia objetiva e eficaz.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto