O sentido do trabalho para profissionais da educação: uma análise comparativa entre professores de instituições da rede pública e privada de Santa Maria - RS
Resumo
O sentido do trabalho consiste no seu valor aos olhos do sujeito e a representação que dele se faz. É a coerência entre ambos, impulsionada pelas expectativas e valores, que direciona ações. Entende-se que compreender tal sentido atribuído pelo docente universitário é uma das chaves para a construção de uma educação de qualidade, capaz de formar indivíduos que atendam às suas próprias necessidades, bem como as do seu país. O presente estudo objetivou analisar o sentido do trabalho dos docentes de nível superior em Santa Maria – RS, verificando se existe influência quanto à natureza da instituição – pública e privada. Para tanto realizou-se uma pesquisa de cunho quantitativo-qualitativo, por meio da qual percebeu-se que a atribuição de sentido ao trabalho para estes docentes é impulsionada por fatores como reconhecimento, autonomia, respeito, sentimento de pertencimento, contribuição social, entre outros aspectos.O interesse pelo trabalho que proporciona prazer e satisfação pessoal foi considerado importante, assim como um trabalho que favoreça as relações sociais e humanas. De maneira geral, este estudo apontou a centralidade do trabalho na vida das pessoas, sendo evidenciada a importância da atividade laboral na vida dos docentes pesquisados em relação à organização do tempo, que é dedicado boa parte à docência. Em suma, percebeu-se a ocorrência de um número maior de semelhanças entre as percepções dos docentes de ambas as instituições quanto aos dois construtos analisados neste estudo, do que de disparidades.
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