Um olhar dos professores sobre o uso das mídias no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física
Resumo
O uso das tecnologias midiáticas ainda se apresenta como um desafio para muitos educadores no desenvolvimento do trabalho docente. Questionamentos e reflexões sobre quais são os reais potenciais educativos das tecnologias para o processo ensino e aprendizagem, e de que forma elas podem influenciar as ações pedagógicas, estão presentes nas pesquisas educacionais. Neste sentido, este artigo teve como objetivo compreender o cenário que é gerado nas analogias entre educação física e a mídia no processo de ensino-aprendizagem, elucidando se os professores utilizam este instrumento didático nas aulas de educação física. A pesquisa foi realizada com oito (08) professores da área do ensino fundamental, médio e EJA na Cidade de Faxinal do Soturno-RS. A metodologia constitui-se de revisão de literatura e aplicação de um questionário. Os resultados apresentados diante das respostas dos professores destacam que a tecnologia midiática, a educação junto com a escola e o professor devem estar bem mais articulados. Desta forma, percebe-se a necessidade da escola refletir sobre estas questões e criar estratégias didáticas para desfrutar deste aparato, evidenciando aos professores de educação física e educadores em geral sobre a importância e influência crescente dos conteúdos midiáticos sobre os saberes dos alunos, tomando consciência da relação entre mídia, educação e educação física, despertando um olhar mais ativo sobre tal problemática. Desse modo, cabe aos educadores acompanharem as transformações e atualizarem suas práticas pedagógicas com a associação das tecnologias e suas possibilidades dentro dos conteúdos trabalhados.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: