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dc.contributor.advisorMedeiros, Liziany Müller
dc.creatorOliveira, Maritê de
dc.date.accessioned2018-02-14T11:54:27Z
dc.date.available2018-02-14T11:54:27Z
dc.date.issued2014-07-12
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12407
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe school inclusion involves much more than the right to a place in an institution of regular education. It encompasses the right of the student to rely on various pedagogical alternatives, according to their specific characteristics to help in the teaching-learning process and become subject in the construction of knowledge. Thinking about the difficulties of visually impaired students being included in the regular school and as data gathered through research, it was found restricted access to literary works to the visually impaired. Thus students of the Curso Técnico em Publicidade from the Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, Santa Rosa, Rio Grande do Sul, formed a study group in order to find alternatives to fill this gap. Came the idea of developing talking books from the tales and children's stories and thus was born Audiobooks Project. Throughout the project, notes, field diaries were being made and were being collected materials so that each step was documented. This study discusses the development process Audiobooks Project, from its initial conception to distribution of materials to schools in the area. It is expected to provide support for similar projects that are produced or that new pedagogical alternatives are designed, benefiting all special students and contributing to the construction of knowledge and effective citizenship.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectCunho socialpor
dc.subjectDeficientes visuaispor
dc.subjectAudiobookspor
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectAccessibilityeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectSocial cleateng
dc.subjectVisually impairedeng
dc.titleAudiobooks como ferramenta pedagógica na educação inclusiva de deficientes visuaispor
dc.title.alternativeAudiobooks as educational tool in inclusive education of the visually impairedeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA inclusão escolar pressupõe muito mais do que o direito a uma vaga em uma instituição de ensino regular. Ela engloba o direito do aluno de contar com alternativas pedagógicas diversas, de acordo com suas especificidades, que auxiliem no processo ensino-aprendizagem e que o torne sujeito na construção do saber. Pensando nas dificuldades dos alunos deficientes visuais que estão sendo incluídos na escola regular e conforme dados levantados através de pesquisa, verificou-se o acesso restrito às obras literárias aos deficientes visuais. Assim, os alunos do curso Técnico em Publicidade do Instituto Estadual Visconde de Cairu, de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, formaram um grupo de estudo com o intuito de encontrar alternativas para preenchimento dessa lacuna. Surgiu a ideia de desenvolver livros falados a partir dos contos e histórias infantis e, assim, nasceu o Projeto Audiobooks. Ao longo de todo o projeto, foram sendo feitas anotações, diários de campo e foram sendo recolhidos materiais, para que cada etapa fosse devidamente documentada. O presente estudo busca apresentar o processo de desenvolvimento do Projeto Audiobooks, desde sua concepção inicial até a distribuição do material às escolas da região. Espera-se fornecer subsídios para que projetos semelhantes sejam produzidos ou para que novas alternativas pedagógicas sejam pensadas, beneficiando todos os alunos especiais e contribuindo para a construção de um saber efetivo e da cidadania.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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