Audiobooks como ferramenta pedagógica na educação inclusiva de deficientes visuais
Resumen
A inclusão escolar pressupõe muito mais do que o direito a uma vaga em uma instituição de ensino regular. Ela engloba o direito do aluno de contar com alternativas pedagógicas diversas, de acordo com suas especificidades, que auxiliem no processo ensino-aprendizagem e que o torne sujeito na construção do saber. Pensando nas dificuldades dos alunos deficientes visuais que estão sendo incluídos na escola regular e conforme dados levantados através de pesquisa, verificou-se o acesso restrito às obras literárias aos deficientes visuais. Assim, os alunos do curso Técnico em Publicidade do Instituto Estadual Visconde de Cairu, de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, formaram um grupo de estudo com o intuito de encontrar alternativas para preenchimento dessa lacuna. Surgiu a ideia de desenvolver livros falados a partir dos contos e histórias infantis e, assim, nasceu o Projeto Audiobooks. Ao longo de todo o projeto, foram sendo feitas anotações, diários de campo e foram sendo recolhidos materiais, para que cada etapa fosse devidamente documentada. O presente estudo busca apresentar o processo de desenvolvimento do Projeto Audiobooks, desde sua concepção inicial até a distribuição do material às escolas da região. Espera-se fornecer subsídios para que projetos semelhantes sejam produzidos ou para que novas alternativas pedagógicas sejam pensadas, beneficiando todos os alunos especiais e contribuindo para a construção de um saber efetivo e da cidadania.
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