O uso da mídia rádio na prática pedagógica do EJA no Instituto Estadual de Educação Ponche Verde, em Piratini/RS
Resumo
A necessidade de desenvolver um trabalho, aplicado ao contexto social e com uma abordagem relacionada à prática social, é o motivo básico desta pesquisa. A interdisciplinaridade, associada ao uso da mídia rádio-escola, no contexto educativo, é um dos caminhos que buscamos para identificar o educando com os problemas sociais, que se apresentam no nosso cotidiano e que, às vezes, exigem que diferentes disciplinas se relacionem entre si para a busca de uma solução prática para os mesmos. É em virtude disto que a perspectiva tecnológica, frente à educação, leva o educador a repensar seus objetivos em relação ao lado humano, pois a cada instante os meios tecnológicos vêm ao encontro dos educandos e a escola, por sua vez, tem o dever de acompanhar essa evolução. Entretanto, nem sempre o ser humano tem acesso a tecnologia avançada, ainda que esta cresça de forma exponencial, por falta de estrutura material ou pessoal. A proposta do presente projeto colocada à equipe de educadores e aos educandos foi que, através de uma rádio-escola, os mesmos iriam criar, editar e concluir programas, que relacionassem a sua realidade com o conhecimento adquirido nas disciplinas, onde estes seriam tratados como temas educativos, envolvendo todas as disciplinas da EJA. Após a realização dos programas elaborados, conclui-se que o uso da mídia rádio na escola contribui para o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências por parte dos educandos como ainda favorece que práticas interdisciplinares aconteçam no cotidiano da escola pública favorecendo ainda, por conseguinte, a efetivação de um conhecimento global e não compartimentalizado.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]