Duolingo: experiência como tarefa de casa na aprendizagem de vocabulário em língua inglesa
Resumo
O presente artigo relata uma pesquisa sobre o uso do aplicativo Duolingo como recurso didático complementar do ensino de Língua Inglesa para auxiliar a memorização de vocabulário. Segundo Gass e Sellinker (2001) o léxico pode ser o componente mais importante da língua, sendo os erros de vocabulário os mais sérios e também os mais comuns entre os aprendizes de uma segunda língua. O objetivo da pesquisa é verificar se os alunos, utilizando diariamente o Duolingo, demonstram maior facilidade de aprender e relembrar vocabulário. Esta pesquisa se caracteriza como estudo de caso, com abordagem qualitativa. O público alvo foram alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de São Martinho/RS. Houve a participação inicial de 13 alunos, destes 2 desistiram. O uso do Duolingo foi de aproximadamente 6 meses totalizando 28 horas, realizado como tarefa de casa. A coleta de dados ocorreu por meio de anotações, registro dos comentários dos participantes em conversas nos intervalos das aulas, relatos individuais no WhatsApp e questionário, que serviram de base para a análise dos dados. Verificou-se que, embora o Duolingo não seja um aplicativo eficiente para a aprendizagem de uma língua estrangeira, por não apresentar situações de uso da língua em contexto real ou próximo do real, ele auxilia na memorização de palavras, enriquecendo o vocabulário dos estudantes.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: