Navegação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação por título
Itens para a visualização no momento 72-91 of 139
-
GADIUS: um método para gamificação adaptativa dinâmica baseada em interações do usuário
(2020-08-27)A gamificação, abordagem onde são utilizados elementos de design jogos em ambientes externos a um jogo, quando aplicada em ambientes educacionais é capaz de promover maior motivação e engajamento de estudantes com esses ... -
Gamiefects: um framework de apoio na avaliação de gamificação para contextos educacionais
(2022-09-30)Nos últimos anos, a gamificação tornou-se um fenômeno emergente sendo aplicada em diversos campos da atividade humana. No meio educacional, a gamificação vem sendo utilizada como uma estratégia promissora com a finalidade ... -
Geração automática de códigos de cenários de testes de aplicações de gerenciamento de processos de negócio a partir de modelos em BPMN
(2017-03-17)A execução de testes automatizados é uma tarefa importante para a qualidade de software. No contexto de aplicações de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), no entanto, o teste de software é pouco abordado. Em um ... -
Geração de modelos de elevação digital a partir de esboços topográficos utilizando redes generativas adversárias
(2019-07-17)Apesar de amplamente explorada, a criação de terrenos virtuais realísticos em tempo real ainda é um desafio. O avanço do poder computacional por meio das unidades gráficas de processamento permitiu a ascensão das redes ... -
Gerenciamento dinâmico de memória em aplicações com reuso de dados no Apache Spark
(2020-05-25)O Apache Spark é um framework capaz de processar grandes quantidades de dados em memória, através da sua principal abstração: o Resilient Distributed Datasets (RDD). Um RDD consiste em uma coleção imutável de objetos, ... -
Gerenciamento proativo baseado na análise computacional dos Nodos Fog que integram Smart Classroom
(2020-03-09)A Internet das Coisas (do inglês Internet of Things- IoT) tem apresentado o desenvolvimento de aplicações focadas em cidades inteligentes, transporte, saúde e educação com as Smart Classrooms. Diante disso, as crescentes ... -
Heurísticas para o design de sistemas educacionais em tabletop
(2019-08-30)Hoje em dia, a tecnologia vem avançando cada vez mais e com isso, vários dispositivos interativos estão sendo inseridos no dia-a-dia dos usuários e há necessidade de desenvolver e implementar novos sistemas com qualidade ... -
Identificação do comportamento do pastejo em ruminantes através do uso de filtros digitais baseados em análise espectral
(2015-10-01)Este trabalho apresenta a concepção de um sistema que possibilita a obtenção de informações que podem contribuir com o aprimoramento do sistema de alimentação utilizado pelos pecuaristas, possibilitando o aumento da produção ... -
Identificação do glaucoma em imagens do fundo do olho utilizando aprendizagem profunda
(2018-02-27)O Glaucoma é uma doença que danifica o nervo óptico podendo causar perda de visão ou cegueira total. Essa doença é a maior causadora de cegueira irreversível no mundo. Estima-se que até 2020 a quantidade de pessoas com ... -
Implantação de bancos de dados distribuídos em um cluster de baixo consumo
(2022-09-23)Os constantes avanços tecnológicos, o crescimento do uso das tecnologias Web, aumento do número de dispositivos móveis e a popularização da IoT (Internet of Things), têm ocasionado um crescimento exponencial de volume de ... -
Uma implementação baseada em tarefas e fluxo de dados do método de Lattice-Boltzmann
(2018-02-22)Lattice-Boltzmann é um método numérico iterativo para a modelagem mesoscópica e simulação da dinâmica de fluxos de fluidos. Esse método simula as propriedades discretas de sistemas físicos e, para que as simulações sejam ... -
Implementação do protocolo de comunicação DTN aplicado para cidades inteligentes
(2018-08-31)No contexto de Cidades Inteligentes, coletar e distribuir informações relevantes para fornecer os mais variados tipos de serviço é mais que necessário. Para conseguir essa conectividade a rede deve estar preparada para ... -
Implementação e avaliação de desempenho de um código corretor de erros multi-bit em memórias SRAM
(2022-02-18)O presente trabalho tem como objetivo apresentar a análise de desempenho e a implementação do algoritmo de ECC capaz de corrigir 4 erros de um único MBU. Para tanto foi desenvolvido seu código HDL, gerado vetores de ... -
Integração de técnicas de raciocínio baseado em casos e agrupamento de dados na construção de sistemas inteligentes
(2017-09-28)Sistemas de Raciocínio Baseado em Casos (Case-Based Reasoning – CBR) utilizam experiências passadas, ou casos, para a tomada de decisão de problemas atuais. Para recuperar essas experiências de bases de casos, técnicas de ... -
Interface para controle e monitoramento de ambiente colaborativo em realidade virtual
(2023-09-27)O crescente interesse em dispositivos de realidade virtual (RV) tem impulsionado a geração de conteúdo para ambientes virtuais (AVs). Parte desse conteúdo é construído com base nas experiências imersivas que a RV pode ... -
Interoperabilidade entre simuladores construtivos e virtuais táticos: uma abordagem para extensão do simulation object model do simulador MASA SWORD
(2018-02-27)Diferenças na abstração e fidelidade desejadas para o desenvolvimento de um sistema de simulação promovem modelos com propósitos e modelagens distintas, ou seja, diferenças de resolução. Dentro do campo de simulação ... -
Um interpretador e typechecker para uma linguagem reversível com pattern-matching simétrico e controle quântico
(2018-07-13)Com o objetivo de superar os limites teóricos impostos pelo custo energético do modelo de computação clássico, novos paradigmas de computação foram formalizados. Enquanto a computação reversível busca conciliar a ... -
Jogo sério para simulação da técnica de entrevista no levantamento de requisitos de software
(2018-08-29)O levantamento de requisitos é a etapa que viabiliza a definição das restrições e características que o sistema deverá apresentar, no entanto 85% dos fracassos no desenvolvimento de software é proveniente de erros nessa ... -
Jogo sério ubíquo integrado a mundo virtual OpenSim para o ensino de redes de computadores (Jaspion)
(2016-03-14)O uso de jogos sérios digitais e a aprendizagem baseada em jogos tem contribuído para a expansão de novos paradigmas educacionais, onde o uso de recursos computacionais é misturado ao modo tradicional de ensino. Aliado a ... -
Jogos sérios para reabilitação de movimentos finos utilizando interfaces naturais
(2017-05-11)A doença de Parkinson é uma das desordens neurodegenerativas mais comuns no mundo e tem como principais sintomas o tremor, rigidez nos movimentos e instabilidade postural. Os tratamentos para a doença são basicamente ...