Rotinas organizacionais: reinventando o conhecimento adquirido através da cooperação
Resumo
A cooperação é uma estratégia encontrada pelas empresas para se manter e se desenvolver no mercado, e um dos seus resultados é que os parceiros podem desenvolver uma base comum de conhecimento, baseados na experiência e especialização de ambos os parceiros. Uma importante vantagem da cooperação é o compartilhamento de conhecimento. Provan, Fish e Sydow (2007), analisaram diferentes formas de interações entre os indivíduos em redes. Baseado nessas interações, propôs-se que o conhecimento é compartilhado dentro das redes através de um ator sobre outro ator, de uma rede sobre atores individuais, de atores individuais sobre uma rede e em toda a rede ou nível de interações da rede. Esse novo conhecimento pode então ser combinado com as experiências dos parceiros para criar novas rotinas, além de recursos que forneçam a base para obter vantagem competitiva sustentável. Rotinas são consideradas nessa pesquisa como padrões repetitivos de comportamento organizacional, que são aplicadas a níveis operacionais e estratégicos das organizações. Poucos têm sidos os estudos, tanto do ponto de vista teórico quanto empírico, que se referem à análise dessa temática em processos cooperativos. O presente trabalho tem como objetivo identificar novas rotinas organizacionais, praticadas pelas empresas que participam de redes interorganizacionais horizontais, resultantes do conhecimento adquirido por meio da cooperação. Acredita-se que esse trabalho possibilite um maior entendimento dos resultados do processo cooperativo, mostrando o que realmente acontece no dia a dia dessas empresas após a entrada na rede e como elas aproveitam e transformam as possibilidades e informações disponibilizadas e, muitas vezes, exigidas pela rede e pelos parceiros para alavancar o negócio. Para atingi-lo, adotou-se como método de pesquisa a abordagem qualitativa com natureza eminentemente exploratória, através do estudo de multicasos. As unidades de análise são dez empresas das regiões central e noroeste do estado do Rio Grande do Sul, inseridas em duas Redes de Cooperação do ramo de Supermercados. Para a coleta de dados, utilizou-se de entrevistas em profundidade junto aos gestores das empresas e de alguns dados secundários obtidos nos sites das redes. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que as empresas encontraram através da cooperação diferentes mecanismos para compartilhar conhecimento, predominando as reuniões presenciais da rede e as trocas de e-mail entre os associados e a rede. Entre as formas de compartilhar conhecimento, encontra-se a de um ator sobre outro ator, de uma rede sobre atores individuais e em toda a rede ou nível de interações da rede. Contudo, uma das formas propostas, atores individuais sobre uma rede, não gerou maiores impactos para as empresas e para a rede. Essas trocas ocasionaram a formação de novas rotinas organizacionais, que são desde a diferenciação entre as ofertas internas e as da Rede até o enquadramento em normas impostas pela rede, assim como a atenção a órgãos de fiscalização ou a utilização de software para redução de gastos e controle dos processos internos. Salienta-se que as novas rotinas foram positivas para as organizações e, segundo os gestores, auxiliaram no crescimento e desenvolvimento das empresas, assim como na manutenção e permanência no mercado. Esta pesquisa traz contribuições empíricas e teóricas, permitindo o entendimento de como o conhecimento compartilhado em uma rede pode transformar e desenvolver muitas empresas, permitindo que pequenos detalhes e simples informações contribuam para o crescimento e até a permanência dessas empresas no mercado.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: