Personalidade de destino - a aproximação entre consumidores e os destinos turísticos
Resumo
A competitividade no mercado de turismo sinaliza para a necessidade de criar identidades únicas, capazes de diferenciar os destinos turísticos entre si e atrair o consumidor. Apesar disso, a maior parte dos destinos ao redor do mundo ―vende-se‖ de forma muito semelhante; destacando características genéricas, como paisagens, pessoas amigáveis e divertimento. Atualmente, essa maneira de apresentar ou promover destinos tornou-se inefetiva, já que tais características não se constituem como diferenciadoras e uma marca de destino bem-sucedida deve ser capaz de reduzir a substituibilidade. Além disso, a literatura apontou para a falta de instrumentos adequados para mensuração de construtos e fenômenos desta temática, o que indica o uso de informações distorcidas ou incorretas pelo mercado e comprometendo as análises realizadas. Desta forma, esta tese se propôs a investigar aspectos que fazem parte do núcleo da marca de destino (personalidade, posicionamento e mercado). O estudo da personalidade de destino visou explorar o tema e propor uma mensuração nacional que possibilitasse apresentar os traços mais autênticos dos destinos brasileiros ao consumidor. O posicionamento e o mercado foram analisados considerando a importância do reconhecimento do perfil do consumidor e suas motivações de viagem, traduzidas nesta tese por meio de uma escala de motivação turística, capaz de fornecer informações sobre os motivos de viagem e as necessidades associadas ao turismo de lazer. Para isso, a metodologia escolhida incluiu uma fase preliminar de coleta de dados secundários e análise qualitativa e em seguida adotou-se técnicas de coleta e análise quantitativa, tais como análise fatorial exploratória e confirmatória. A etapa inicial de pesquisa objetivou construir e validar as escalas de personalidade de destino e motivação turística por meio da aplicação de uma survey com 899 consumidores de turismo auto declarados. A escala de personalidade de destino organizou-se com 23 traços, agrupados em seis dimensões (experiencial, organização, diversão, status, espiritualidade e hospitalidade) e a escala de motivação turística apresentou 18 motivos dispostos em cinco dimensões (recreação, cultural, social, prestígio e fuga). Para a etapa final da pesquisa foi realizada nova survey com 769 consumidores de turismo e visou verificar o relacionamento entre os construtos estudados (personalidade e motivação turística do consumidor, personalidade de destino e intenção de viajar). Essas relações foram testadas por meio da análise de equações estruturais e a construção de um modelo. Além da construção das escalas, destacam-se como resultados os achados referentes as relações encontradas, inéditas em pesquisas nacionais. Constatou-se que a personalidade do consumidor influencia tanto na motivação para visitar determinados destinos turísticos quanto na seleção de um destino considerando sua personalidade. A motivação turística influencia na escolha de determinado tipo de personalidade de destino e também na intenção de visitar um destino turístico. Por fim, foi constatado que a personalidade de destino influencia na intenção do consumidor para visitar um destino turístico. Tais achados representam contribuição em função do conhecimento apresentado e da proposta, que inclui a construção e validação de escalas de personalidade de destino e motivação turística, além de um modelo conceitual sobre o tema.
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