dc.contributor.advisor | Vieira, Nara Joyce Wellausen | |
dc.creator | Vargas, Sabrina Arruda de | |
dc.date.accessioned | 2018-03-15T13:09:21Z | |
dc.date.available | 2018-03-15T13:09:21Z | |
dc.date.issued | 2014-12-01 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12713 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | Noting the school environment is a meeting place of different individuals who have
skills and potentials that need to be stimulated and developed, among them, the
target audience of special education, specifically students with High Ability / Gifted
(HA/GT). Also are inserted the universe of the school responsible for managing the
institution. So the research objective is identify how the school management
potentializes student's skills identified with characteristics of HA/GT in the personal
intelligences. It will be relevant that research already that seeks to contribute to
studies about HA/GT in the personal intelligences and school management. To
develop this research adopted a qualitative approach and method as a case study.
For the collection of data semi-structured interviews were conducted with a
representative from each segment of the school community. Were used as
theoretical background the principal authors of the thematic HA/GT, such as Howard
Gardner e Joseph Renzulli; and school management, as Heloísa Lück. The findings
indicated that students with HA/GT in the personal intelligences are still in the
recognition or acceptance process. Also showed an ignorance of those involved in
the study of the Political Pedagogical Project and finally the need to widen the
dialogue about alternative of enrichment for the student with HA/GT in the personal
intelligences. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Inteligências pessoais | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | High skills/giftedness | eng |
dc.subject | Personal intelligences | eng |
dc.subject | Altas habilidades/superdotação | por |
dc.title | Gênio do bem e gênio do mal: potencializando ações na gestão escolar | por |
dc.title.alternative | Good genius and evil genius: potentializing actions in management school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Observa-se que o ambiente escolar é um espaço de encontro de distintos sujeitos
que apresentam habilidades e potenciais que precisam ser estimulados e
desenvolvidos, dentre eles, o público-alvo da educação especial, mais
especificamente os alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Da
mesma forma, estão inseridos no universo da escola os responsáveis por gerir a
instituição de ensino. Sendo assim a pesquisa objetivou identificar de que forma a
gestão escolar potencializa as habilidades do aluno identificado com características
de AH/SD nas inteligências pessoais. Faz-se relevante esta pesquisa, já que busca
contribuir com os estudos acerca das AH/SD nas inteligências pessoais e na gestão
escolar. Para desenvolver esta pesquisa adotou-se a abordagem qualitativa e como
método o estudo de caso. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas
semiestruturadas com uma representante de cada segmento da comunidade
escolar. Utilizou-se como embasamento teórico os autores da temática das AH/SD,
tais como Howard Gardner e Joseph Renzulli; e da gestão escolar, como Libâneo
(2001), Lück (2006, 2010), Luckesi (2007) e Lopes (2010). Os resultados
encontrados evidenciaram que os alunos com AH/SD nas inteligências pessoais
estão ainda em reconhecimento ou em processo de aceitação. Também mostrou um
desconhecimento dos envolvidos no estudo acerca do Projeto Político Pedagógico e
por fim a necessidade de ampliar o diálogo sobre alternativas de enriquecimento
para o aluno com AH/SD nas inteligências pessoais. A partir da pesquisa realizada
foi possível perceber a necessidade de reflexão acerca dos alunos com AH/SD nas
inteligências pessoais, assim como urgência na explanação da importância do
Projeto Político Pedagógico e a participação de todos os segmentos da comunidade
escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |