Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVieira, Nara Joyce Wellausen
dc.creatorVargas, Sabrina Arruda de
dc.date.accessioned2018-03-15T13:09:21Z
dc.date.available2018-03-15T13:09:21Z
dc.date.issued2014-12-01
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12713
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2014.por
dc.description.abstractNoting the school environment is a meeting place of different individuals who have skills and potentials that need to be stimulated and developed, among them, the target audience of special education, specifically students with High Ability / Gifted (HA/GT). Also are inserted the universe of the school responsible for managing the institution. So the research objective is identify how the school management potentializes student's skills identified with characteristics of HA/GT in the personal intelligences. It will be relevant that research already that seeks to contribute to studies about HA/GT in the personal intelligences and school management. To develop this research adopted a qualitative approach and method as a case study. For the collection of data semi-structured interviews were conducted with a representative from each segment of the school community. Were used as theoretical background the principal authors of the thematic HA/GT, such as Howard Gardner e Joseph Renzulli; and school management, as Heloísa Lück. The findings indicated that students with HA/GT in the personal intelligences are still in the recognition or acceptance process. Also showed an ignorance of those involved in the study of the Political Pedagogical Project and finally the need to widen the dialogue about alternative of enrichment for the student with HA/GT in the personal intelligences.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectInteligências pessoaispor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectHigh skills/giftednesseng
dc.subjectPersonal intelligenceseng
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.titleGênio do bem e gênio do mal: potencializando ações na gestão escolarpor
dc.title.alternativeGood genius and evil genius: potentializing actions in management schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoObserva-se que o ambiente escolar é um espaço de encontro de distintos sujeitos que apresentam habilidades e potenciais que precisam ser estimulados e desenvolvidos, dentre eles, o público-alvo da educação especial, mais especificamente os alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Da mesma forma, estão inseridos no universo da escola os responsáveis por gerir a instituição de ensino. Sendo assim a pesquisa objetivou identificar de que forma a gestão escolar potencializa as habilidades do aluno identificado com características de AH/SD nas inteligências pessoais. Faz-se relevante esta pesquisa, já que busca contribuir com os estudos acerca das AH/SD nas inteligências pessoais e na gestão escolar. Para desenvolver esta pesquisa adotou-se a abordagem qualitativa e como método o estudo de caso. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com uma representante de cada segmento da comunidade escolar. Utilizou-se como embasamento teórico os autores da temática das AH/SD, tais como Howard Gardner e Joseph Renzulli; e da gestão escolar, como Libâneo (2001), Lück (2006, 2010), Luckesi (2007) e Lopes (2010). Os resultados encontrados evidenciaram que os alunos com AH/SD nas inteligências pessoais estão ainda em reconhecimento ou em processo de aceitação. Também mostrou um desconhecimento dos envolvidos no estudo acerca do Projeto Político Pedagógico e por fim a necessidade de ampliar o diálogo sobre alternativas de enriquecimento para o aluno com AH/SD nas inteligências pessoais. A partir da pesquisa realizada foi possível perceber a necessidade de reflexão acerca dos alunos com AH/SD nas inteligências pessoais, assim como urgência na explanação da importância do Projeto Político Pedagógico e a participação de todos os segmentos da comunidade escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto