Mostrar registro simples

dc.creatorQuaiatto, Denise Belitz
dc.date.accessioned2018-03-16T12:06:55Z
dc.date.available2018-03-16T12:06:55Z
dc.date.issued2016-09-08
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12725
dc.description.abstractThis paper aims at presenting the need for local history of education with the production of a textbook on the history of Santa Maria and the region facing the fundamental series. At first it will be presented a brief history of the textbook in Brazil from the primary education institution in the first half of the nineteenth century. Next, the concept of historical consciousness for the construction of citizenship will be presented, followed by important local history of education in the construction of historical subjects. From a reflection abouf the local historiography, finally, the proposal for a material for educational use from the academic production and nonacademic on the history of Santa Maria and the region will be presented.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectHistória localpor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectTeaching historyeng
dc.subjectLocal historyeng
dc.subjectTextbookeng
dc.titleEnsino de história local: uma história didática de Santa Maria e regiãopor
dc.title.alternativeLocal history teaching: a didacticism history of Santa Maria and regioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsse trabalho tem por objetivo expor a importância do ensino de História local na construção de sujeitos históricos. A partir da argumentação, pretende-se apresentar como produto da discussão, um livro didático sobre a história de Santa Maria e região voltado para as séries iniciais. Em um primeiro momento será apresentada uma breve trajetória do livro didático no Brasil a partir da instituição do ensino básico na primeira metade do século XIX. A seguir, será apresentado o conceito de consciência histórica para a construção da cidadania, seguido da importância do ensino de História Local na construção dos sujeitos históricos. A partir de uma reflexão sobre a produção historiográfica local, finalmente, será apresentada a proposta de um material para uso didático a partir da produção acadêmica e não acadêmica sobre a História de Santa Maria e região.por
dc.contributor.advisor1Ribeiro, José Iran
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1466425361587196por
dc.contributor.referee1Biasóli, Vitor Otávio Fernandes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6729909256766404por
dc.contributor.referee2Barroso, Véra Lucia Maciel Barroso
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0645444254662282por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3984449909827624por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International