O trabalho da gestão participativa de uma instituição de acolhimento para a identificação de crianças com altas habilidades/superdotação
Resumo
A realidade dinâmica manifestada em uma Instituição de Acolhimento perpassa as situações das vidas das pessoas presentes no local como também as relações de trabalho dos profissionais que atuam junto à diversidade humana e para manutenção deste espaço. Compreendendo que tal Instituição é um espaço de ensino, é importante destacar os encaminhamentos teóricos e as ações práticas são descritas em um Projeto Político Pedagógico, este é um elemento comum presente nos espaços escolares. No momento presente, a educação especial enquanto modalidade de ensino e direito social, abraça um público de trabalho e dentro deste estão as crianças com altas habilidades/superdotação. Diretamente ligado ao tema das altas habilidades/superdotação, neste estudo são aplicados os instrumentos de Freitas e Pérez (2012) quanto a identificação de um público de crianças acolhidas institucionalmente sendo a manifestação de pesquisa movida pelo problema: em que medida a gestão participativa de uma Instituição de Acolhimento é atuante no trabalho de identificação de crianças com altas habilidades/superdotação? A gestão participativa é compreendida como uma força que move ações de trabalho e formação continuada de um grupo profissional que preza pelas responsabilidades compartilhadas e democráticas. Assim, o objetivo do estudo é conhecer o trabalho da gestão participativa de uma Instituição de Acolhimento para a identificação de crianças com altas habilidades/superdotação. O estudo foi realizado em uma Instituição de Acolhimento da cidade de Erechim/RS, sendo participantes duas cuidadoras, duas mães sociais, uma educadora e a coordenadora da Instituição. Por intermédio do trabalho compartilhado dos participantes e o envolvimento no preenchimento dos instrumentos de identificação, foi possível identificar três crianças com altas habilidades/superdotação. Parte importante do processo de identificação foi os esclarecimentos e os interesses dos participantes em saber mais sobre a temática das altas habilidades/superdotação.
Coleções
- Gestão Educacional [293]
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