A cultura de uso do ambiente virtual Conecta Unijuí: um estudo de caso
Resumo
Este artigo teve por objetivo investigar a cultura de uso do ambiente virtual de aprendizagem Conecta
Unijuí por meio da análise das comunidades criadas desde o ano de sua criação, em 2007, até o ano de
2013, totalizando 3.923 comunidades. As mesmas foram classificadas como comunidades virtuais ou
comunidades virtuais de aprendizagem com base nos dados de sua criação, como Título, Descrição
(objetivo da comunidade), Situação (se ainda está ativa ou extinta), o ano de sua criação, o nome do
criador e os tipos de vínculos que mantem com a Unijuí (técnico-administrativo, aluno, professor,
comunidade externa, parceiro EaD. Os resultados demonstraram que a comunidade
acadêmica foi receptiva ao testar e utilizar a nova ferramenta, bem como foi possível
constatar que com o tempo a mesma passou a ter vocação quase que puramente
educacional, embora ainda com uma pequena parcela operacional no sentido de ser
meio também para comissões de formatura, atendimento aos alunos, divulgação de
Exames Nacionais de Desempenho dos Estudantes (ENADES), eleições, entre outros,
estando incorporada como mais um meio no qual as ações da Universidade se
concretizam.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: