dc.contributor.advisor | Zimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino | |
dc.creator | Almeida, Daiane de | |
dc.date.accessioned | 2014-03-19 | |
dc.date.accessioned | 2014-03-19T13:38:46Z | |
dc.date.available | 2014-03-19T13:38:46Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2014-03-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/127 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013 | por |
dc.description.abstract | This paper aims to analyze the process of democratic governance and the role of director at a Municipal Primary School New Boa Vista ( RS ) with confessional direction. For this, it was necessary to conduct a qualitative research characterized as a case study in which a questionnaire was applied , as a collaborator with the Director . The manager answered questions about the conception of school
management , their contribution to the school management , what is the relation of the direction , coordination with other segments of the school , as well as strategies that depart from the director to engage the school community . The data were categorized based on content analysis and revealed that the school management in
understanding the director is a process that involves everyone in the search for a common goal . The management manages resources and people , their actions are aimed at motivating the participation of all through dialogue and support educational activities . In conjunction with the school community values the share of each
participant towards educational goals guiding and monitoring all processes . Maintains a partnership and complicity to achieve common goals because it encourages work together , identifies the human personal relationships and mediates the search for satisfaction of needs identified by the collective . The leader's job , the
director , in this perspective , streamlines processes and promotes school students opportunities to exercise citizenship , these movements that will be reflected in society . | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Diretor escolar | por |
dc.title | Possibilidades de gestão democrática em uma escola pública com uma direção confessional | por |
dc.title.alternative | The manager's role in democratic management in a new city school boa vista | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sarandi, RS, Brasil | por |
dc.degree.level | Especialização | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho objetiva analisar o processo de gestão democrática e o papel do diretor em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Nova Boa Vista (RS) com direção confessional. Para isso, se fez necessário realizar uma pesquisa qualitativa caracterizada como estudo de caso, na qual foi aplicado um questionário, tendo como colaboradora a Diretora. A gestora respondeu questões quanto à concepção sobre gestão escolar, sua contribuição para a gestão escolar, qual a relação da direção, coordenação com os demais segmentos da escola, assim como as estratégias que partem da diretora para envolver a comunidade escolar. As informações coletadas foram categorizadas a partir da análise de conteúdo e revelaram que a gestão escolar na compreensão da diretora é um processo que envolve todos na busca por um objetivo comum. A direção gere recursos e pessoas, suas ações estão voltadas à motivação da participação de todos através do diálogo e apoio às atividades pedagógicas. Em conjunto com a comunidade escolar valoriza a ação de cada participante em prol de metas educacionais orientando e acompanhando todos os processos. Mantém a parceria e a cumplicidade para atingir objetivos comuns porque estimula o trabalho em conjunto, identifica o humano das relações pessoais e media a busca pela satisfação de necessidades apontadas pelo coletivo. O trabalho do líder, o diretor, nessa perspectiva, dinamiza os processos na escola e promove aos alunos oportunidades de exercitarem a cidadania, movimentos estes que refletir-se-ão na sociedade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |