Possibilidades de gestão democrática em uma escola pública com uma direção confessional
Abstract
O presente trabalho objetiva analisar o processo de gestão democrática e o papel do diretor em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Nova Boa Vista (RS) com direção confessional. Para isso, se fez necessário realizar uma pesquisa qualitativa caracterizada como estudo de caso, na qual foi aplicado um questionário, tendo como colaboradora a Diretora. A gestora respondeu questões quanto à concepção sobre gestão escolar, sua contribuição para a gestão escolar, qual a relação da direção, coordenação com os demais segmentos da escola, assim como as estratégias que partem da diretora para envolver a comunidade escolar. As informações coletadas foram categorizadas a partir da análise de conteúdo e revelaram que a gestão escolar na compreensão da diretora é um processo que envolve todos na busca por um objetivo comum. A direção gere recursos e pessoas, suas ações estão voltadas à motivação da participação de todos através do diálogo e apoio às atividades pedagógicas. Em conjunto com a comunidade escolar valoriza a ação de cada participante em prol de metas educacionais orientando e acompanhando todos os processos. Mantém a parceria e a cumplicidade para atingir objetivos comuns porque estimula o trabalho em conjunto, identifica o humano das relações pessoais e media a busca pela satisfação de necessidades apontadas pelo coletivo. O trabalho do líder, o diretor, nessa perspectiva, dinamiza os processos na escola e promove aos alunos oportunidades de exercitarem a cidadania, movimentos estes que refletir-se-ão na sociedade.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]