TIC e sala de aula uma investigação sobre o uso do celular na aula de Educação Física
Resumo
O presente trabalho apresenta um estudo realizado no Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem por objetivo analisar as possibilidades e os limites do uso do celular como recurso pedagógico na realização de atividades educacionais. O estudo foi realizado a partir de uma atividade sobre o movimento do corpo, na disciplina de Educação Física, com os alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual, localizada em Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul. A realização da pesquisa foi feita a partir de uma abordagem qualitativa, na qual foram coletados dados com base em observações e a partir de um questionamento de cunho qualitativo. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que ainda que utilizar um recurso tecnológico com tanto potencial possa, de fato, dispersar e distanciar o aluno dos conteúdos educacionais, é possível mostrar aos estudantes que o celular tem o seu espaço em sala de aula e que pode sim, auxiliá-los em seus estudos.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: