O proinfância no município de São Pedro do Sul/RS: reflexões sobre o projeto político pedagógico
Resumo
A Educação Infantil ganhou visibilidade e um espaço significativo na vida de muitas famílias, propiciando um olhar diferenciado para sua gestão, pois hoje não podemos mais pensar na escola infantil como um local, apenas, para cuidar e brincar com as crianças. Desta forma, lançamos nosso olhar para o Proinfância que teve inicio das suas atividades em 2013 no município de São Pedro do Sul/RS, buscando compreender o processo de elaboração do seu Projeto Político Pedagógico para atender as demandas educacionais e sociais que a escola vai abarcar, em especial, compreender o olhar de gestores e professores na construção dessa proposta a partir do seguinte problema de pesquisa: Como foi efetivada a construção do Projeto Político Pedagógico do Proinfância em São Pedro do Sul/RS? Este estudo foi guiado por uma abordagem qualitativa (TRIVIÑOS, 1987), do tipo estudo de caso. Os sujeitos desta pesquisa foram duas professoras que atuam na Educação Infantil, a diretora da escola, bem como, a Secretária de Educação e a Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação de São Pedro do Sul. Os dados foram coletados por meio de um questionário e sua analise realizada a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Identificamos duas categorias que permearam todas as falas das professoras: o Projeto Político Pedagógico como norteador do fazer pedagógico na escola e a Educação Infantil como um espaço da criança. Percebemos que além de profissionais qualificados, esta deve ter um Projeto Político Pedagógico que a oriente e que lhe indique caminhos para uma nova prática. Para tanto, sua gestão se faz através de competências técnicas e humanas, que mobilizem a construção e a efetivação para transformar o ambiente escolar em espaço de inovação emancipatória, tornando os sujeitos envolvidos cúmplices de uma proposta de educação de qualidade.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1014]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: