A gestão escolar frente a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular
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Data
2014-11-28Autor
Santos, Mariéle Antunes dos
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Este estudo teve como tema central as relações entre a gestão escolar, Projeto Político Pedagógico e a inclusão de alunos com necessidades especiais (NE) incluídos na classe regular em uma escola particular da cidade de Santa Maria/RS. A problemática norteadora da pesquisa foi os desafios da gestão escolar em elaborar e desenvolver uma proposta pedagógica que atenda os alunos com NE incluídos na rede regular de ensino. O objetivo geral foi verificar o papel da gestão escolar frente à inclusão de alunos especiais na rede regular de ensino. Foram delimitados como objetivos específicos: investigar a concepção gestão escolar e inclusão de aluno com NE para os gestores; analisar a proposta pedagógica da escola frente à inclusão e compreender as atribuições dos gestores escolares no processo inclusivo da instituição. Para tanto, utilizou-se como estratégia metodológica um estudo de caso, com abordagem qualitativa. A análise documental e o questionário foram utilizados como instrumentos de coleta de dados. Participaram do estudo três representantes da equipe gestora da instituição pesquisada. Os dados da pesquisa foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Os subsídios teóricos da pesquisa apóiam-se em autores que discutem acerca da gestão escolar, como Libâneo (2004) e Luck (2007), do Projeto Político Pedagógico, como Ferreira (2009) como também naqueles que articulam a gestão escolar com à inclusão, como Tesani (2004), Glat (2007), Azevedo e Cunha (2008) e Carvalho (2011). Os resultados demonstram que o conceito de gestão escolar é compreendido pela direção, coordenação e professora, porém verificou-se que a escola ainda não é democrática, mas tem intenções de gradativamente desenvolver essa prática no cotidiano escolar. Para a escola, a inclusão de alunos com NE faz parte do cotidiano escolar de acordo com os princípios da lei vigente, no entanto, não esta descrita no Regimento da Instituição. Considera-se, portanto, necessário buscar subsídios para construir a gestão escolar com a participação de todos que fazem parte da escola, inserir a inclusão a proposta pedagógica da escola a fim de garantir o acesso e permanência na escola.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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