Legislação e inclusão escolar: uma prática de gestão em classes especiais em uma escola regular de ensino

Visualizar/ Abrir
Data
2014-11-29Autor
Benati, Magda Raquel Glienke
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta monografia de conclusão do Pós em Gestão Educacional (EAD/UFSM) aborda a prática de gestão da educação de surdos, em classes especiais, a qual acontece em uma escola particular e filantrópica no município de Sapiranga (RS). Em minha pesquisa tenho por objetivo fazer a descrição e análise desta prática de gestão de turmas de classes especiais de surdos que acontece há 21 e verificar como os professores se posicionam diante das novas leis de inclusão. A escola mantém a educação de surdos em classes especiais contrapondo com as novas propostas de lei que demandam e tratam a educação de surdos como inclusiva. Em termos metodológicos é uma pesquisa de caráter qualitativo, que foi desenvolvida a partir do relato dos professores, por meio de entrevistas. No decorrer da pesquisa evidenciei elementos que contribuem para uma prática escolar de classes especiais se mantivesse até os dias de hoje, nesta escola, os dados levantados através das entrevistas revelam que embora haja um ordenamento legal para inclusão dos alunos surdos, na prática desta escola isto não acontece. Professores novos que entram nesse meio pensam na possibilidade de inclusão, mas suas ideias são abafadas pelos que atuam há muito tempo. A prática na educação de surdos ainda é assunto em divergência sobre o que seria melhor para a educação de surdos: classes especiais com a garantia de profissionais capacitados com a LIBRAS, mas que em contrapartida os priva da comunicação com os alunos ouvintes e destes sentirem necessidade de aprender a LIBRAS para se comunicar com os alunos surdos, ou a inclusão. Por fim, evidencio que falar da educação de alunos surdos, da permanência das classes especiais ou a implantação da inclusão destes em classes regulares envolve um processo de construção em longo prazo, estudo e reconstrução de conceitos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1014]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: