dc.contributor.advisor | Bald, Atelmo Aloisio | |
dc.creator | Silva, Cristhiane Ferreira Almeida da | |
dc.date.accessioned | 2018-04-12T13:02:50Z | |
dc.date.available | 2018-04-12T13:02:50Z | |
dc.date.issued | 2012-07-31 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12936 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This paper aims to analyze how the mathematics teachers of the final years of elementary
school evaluate the academic performance of their students. It is intended to process the
information obtained in bibliographic research and/or subsidized by teachers in school
activities, enabling a reflection on the methods of evaluation and difficulties that arise in the
final years of elementary school. Through interviews with 13 mathematics teachers from
public and private schools, we sought to find out how teachers have their students assessed.
This is a qualitative research, since it's data is collected through a questionnaire, where the
teacher's individuality and their interaction with the environment are central to the
investigation. The first chapter will bring an overview on the literature used as basis for the
development, and guidelines of the National Curriculum Parameters.The second chapter is
devoted to analysis of data collected through the semi-structured questionnaires. The
questionnaire consists of closed questions where the respondent marks the alternative that is
consistent with the evaluation method used by him, and mixed questions where the teacher
can make considerations on the questions answered. The third chapter includes a comparison
between what is discussed in the National Curriculum Parameters, the LDB and the current
educational concepts and the reality of school evaluation in the classroom, according to the
teacher's questionnaires. The fourth and final chapter will present the final conclusions of this
research. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Evaluation | eng |
dc.subject | Mathematics | eng |
dc.title | Avaliação escolar em matemática nos anos finais do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | School assessment in mathematics in the final years of elementary education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Matemática | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo analisar como os professores de matemática dos anos
finais do Ensino Fundamental avaliam o desempenho escolar de seus alunos. Pretendemos
trabalhar informações obtidas em pesquisas bibliográficas e/ou subsidiadas por professores
(as) em atividades escolares possibilitando uma reflexão sobre as formas de avaliação e
dificuldades inerentes que se apresentam nas séries dos anos finais do Ensino Fundamental.
Através de uma entrevista feita com 13 professores de matemática, das redes pública e
particular, procuramos saber de que forma os professores têm avaliado seus alunos. É uma
pesquisa qualitativa, visto que se trata de um levantamento de dados através de um
questionário, onde o indivíduo e sua interação com o ambiente são o centro da investigação.
Inicialmente trazemos uma síntese da bibliografia utilizada como base para o
desenvolvimento deste trabalho. Posteriormente é dedicado à análise dos dados coletados
através dos questionários semi-estruturados. O questionário é composto de questões fechadas,
onde o entrevistado marca a alternativa que condiz com a forma de avaliação utilizada por ele,
e questões mistas, onde o professor pode fazer considerações sobre as questões respondidas.
Em seguida, é composto de uma comparação entre o que é abordado nos Parâmetros
Curriculares Nacionais, na Lei de Diretrizes e Bases e nas concepções educativas atuais com a
realidade da avaliação escolar em sala de aula, segundo os questionários aplicados aos
professores. Por fim, apresenta as conclusões finais da referida pesquisa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |