Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBald, Atelmo Aloisio
dc.creatorSilva, Cristhiane Ferreira Almeida da
dc.date.accessioned2018-04-12T13:02:50Z
dc.date.available2018-04-12T13:02:50Z
dc.date.issued2012-07-31
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12936
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis paper aims to analyze how the mathematics teachers of the final years of elementary school evaluate the academic performance of their students. It is intended to process the information obtained in bibliographic research and/or subsidized by teachers in school activities, enabling a reflection on the methods of evaluation and difficulties that arise in the final years of elementary school. Through interviews with 13 mathematics teachers from public and private schools, we sought to find out how teachers have their students assessed. This is a qualitative research, since it's data is collected through a questionnaire, where the teacher's individuality and their interaction with the environment are central to the investigation. The first chapter will bring an overview on the literature used as basis for the development, and guidelines of the National Curriculum Parameters.The second chapter is devoted to analysis of data collected through the semi-structured questionnaires. The questionnaire consists of closed questions where the respondent marks the alternative that is consistent with the evaluation method used by him, and mixed questions where the teacher can make considerations on the questions answered. The third chapter includes a comparison between what is discussed in the National Curriculum Parameters, the LDB and the current educational concepts and the reality of school evaluation in the classroom, according to the teacher's questionnaires. The fourth and final chapter will present the final conclusions of this research.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectMathematicseng
dc.titleAvaliação escolar em matemática nos anos finais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeSchool assessment in mathematics in the final years of elementary educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Matemáticapor
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar como os professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental avaliam o desempenho escolar de seus alunos. Pretendemos trabalhar informações obtidas em pesquisas bibliográficas e/ou subsidiadas por professores (as) em atividades escolares possibilitando uma reflexão sobre as formas de avaliação e dificuldades inerentes que se apresentam nas séries dos anos finais do Ensino Fundamental. Através de uma entrevista feita com 13 professores de matemática, das redes pública e particular, procuramos saber de que forma os professores têm avaliado seus alunos. É uma pesquisa qualitativa, visto que se trata de um levantamento de dados através de um questionário, onde o indivíduo e sua interação com o ambiente são o centro da investigação. Inicialmente trazemos uma síntese da bibliografia utilizada como base para o desenvolvimento deste trabalho. Posteriormente é dedicado à análise dos dados coletados através dos questionários semi-estruturados. O questionário é composto de questões fechadas, onde o entrevistado marca a alternativa que condiz com a forma de avaliação utilizada por ele, e questões mistas, onde o professor pode fazer considerações sobre as questões respondidas. Em seguida, é composto de uma comparação entre o que é abordado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Lei de Diretrizes e Bases e nas concepções educativas atuais com a realidade da avaliação escolar em sala de aula, segundo os questionários aplicados aos professores. Por fim, apresenta as conclusões finais da referida pesquisa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Matemática [27]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Matemática

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto