Avaliação escolar em matemática nos anos finais do ensino fundamental
Fecha
2012-07-31Autor
Silva, Cristhiane Ferreira Almeida da
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho tem por objetivo analisar como os professores de matemática dos anos
finais do Ensino Fundamental avaliam o desempenho escolar de seus alunos. Pretendemos
trabalhar informações obtidas em pesquisas bibliográficas e/ou subsidiadas por professores
(as) em atividades escolares possibilitando uma reflexão sobre as formas de avaliação e
dificuldades inerentes que se apresentam nas séries dos anos finais do Ensino Fundamental.
Através de uma entrevista feita com 13 professores de matemática, das redes pública e
particular, procuramos saber de que forma os professores têm avaliado seus alunos. É uma
pesquisa qualitativa, visto que se trata de um levantamento de dados através de um
questionário, onde o indivíduo e sua interação com o ambiente são o centro da investigação.
Inicialmente trazemos uma síntese da bibliografia utilizada como base para o
desenvolvimento deste trabalho. Posteriormente é dedicado à análise dos dados coletados
através dos questionários semi-estruturados. O questionário é composto de questões fechadas,
onde o entrevistado marca a alternativa que condiz com a forma de avaliação utilizada por ele,
e questões mistas, onde o professor pode fazer considerações sobre as questões respondidas.
Em seguida, é composto de uma comparação entre o que é abordado nos Parâmetros
Curriculares Nacionais, na Lei de Diretrizes e Bases e nas concepções educativas atuais com a
realidade da avaliação escolar em sala de aula, segundo os questionários aplicados aos
professores. Por fim, apresenta as conclusões finais da referida pesquisa.
Colecciones
- Educação Matemática [27]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: