O olhar dos gestores sobre a educação de jovens e adultos nas escolas públicas estaduais de Santa Maria - RS
Resumo
Os espaços de avanços tecnológicos exigem pessoas competentes com conhecimento e compreensão crítica da realidade. Exigências que estão relacionadas com o domínio da escrita, leitura e novas tecnologias para que possam ter uma boa atuação profissional e social. No entanto, devido a essa situação, têm- se deficiências no atendimento a estas exigências sociais. Diante dessa realidade, a Educação de Jovens e Adultos - EJA destina-se a pessoas que apresentam defasagem de conhecimentos escolarizados ou que são completamente analfabetas. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o olhar dos gestores educacionais sobre a EJA nas Escolas Públicas Estaduais de Santa Maria – RS. Para tanto, buscou-se um breve resgate histórico da EJA no Brasil, a análise do Projeto Político Pedagógico de três Escolas Públicas Estaduais de Santa Maria-RS, além da aplicação de questionários aos gestores do ensino sobre os métodos, programas, práticas adotadas e dificuldades sentidas. O trabalho proporcionou algumas reflexões, tais como: todos podem e devem contribuir para o desenvolvimento da EJA; os governantes devem implantar políticas integradas para a EJA; as escolas precisam elaborar um projeto adequado para seus alunos e não seguir modelos prontos; os professores necessitam atualizar e adequar seus conhecimentos e métodos de ensino e os alunos precisam valorizar a oportunidade de estudar e ampliar seus conhecimentos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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