Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo
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Data
2010Autor
Bezerra, Francisca das Chagas Alves Rodrigues
Metadata
Mostrar registro completoResumo
É preciso reconhecer e respeitar as diferenças no espaço escolar. Isto é, as especificidades do ato de aprender de nossos alunos, bem como as atividades pedagógicas que possam potencializar suas aprendizagens. Em síntese, que as tarefas mais importantes a serem executadas por eles incidam em um contexto escolar motivador e propício para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Todavia, alguns pais nem sempre reconhecem que os filhos apresentam alguma dificuldade de aprendizagem ou déficits na cognição. Desse modo, quando a criança chega à escola acaba passando despercebida ou ficando invisível dentro das salas de aula. A saber, na Escola Estadual F.J.P.N. trabalha-se numa perspectiva de educação inclusiva, onde existem várias ações de caráter pedagógico voltadas para os alunos que apresentam déficit cognitivo, almejando o sucesso destes alunos. Ademais, por acreditar também que o papel da escola é construir cidadania por meio do acesso do conhecimento. Enfim, constatou-se através desta pesquisa que a escola F.J.P.N. procura atuar dentro dos princípios da educação inclusiva, onde todos são considerados capazes de aprender, mostrando que é possível inserir o aluno com déficit cognitivo tanto no contexto escolar como na sociedade.