A gestão educacional em uma escola pública: analisando o atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação
Resumo
Este estudo monográfico está vinculado ao Curso de Especialização em Gestão
Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa foi realizada em
uma Escola da Rede Estadual de Santa Maria que possui alunos identificados com
características de altas habilidades/superdotação e que participam de um Programa
de Incentivo ao Talento. Tem como objetivo geral investigar como uma escola,
através do processo de gestão educacional, organiza suas propostas administrativas
e pedagógicas, para promover o desenvolvimento das potencialidades dos alunos
com características de altas habilidades/superdotação. O aporte teórico desta
pesquisa fundamenta-se em Libâneo; Oliveira; Toschi (2005), Lück (2006), Aranha
(2005), Renzulli (2004), entre outros, assim como nas Políticas Públicas a nível
internacional, nacional e estadual relacionadas com a temática das altas
habilidades/superdotação. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, do tipo
estudo de caso e utiliza como instrumentos a pesquisa documental, com a análise
do Projeto Político Pedagógico da escola e do Regimento Escolar, uma entrevista
semi-estruturada com os professores dos alunos identificados com altas
habilidades/superdotação e uma entrevista semi-estruturada com um membro da
coordenação escolar, além da observação em sala de aula. Foi possível perceber
que a legislação que subsidia a área das altas habilidades/superdotação oferece
alguns suportes para que a escola possa estar se organizando para atender aos
alunos com características de altas habilidades/superdotação, porém é necessário
que a escola conheça estas legislações e se utilizem delas como apoio para o
trabalho educacional. Ao mesmo tempo, o projeto político-pedagógico da escola
deve ser o documento onde a comunidade escolar deve propor novas alternativas
para a aprendizagem, alicerçando maneiras de se pensar as altas habilidades e a
gestão educacional.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: