Perspectivas e possibilidades do processo de formação continuada de professores no âmbito escolar
Resumo
Apresenta-se, neste trabalho, uma pesquisa realizada com professores e equipe gestora
de uma escola pública da Rede de Ensino Municipal de Passo Fundo, RS, visando analisar e
identificar as concepções existentes sobre os processos de formação continuada de professores
realizados em âmbito escolar. A análise deste contexto torna-se relevante na medida em que
busca compreender a postura dos professores e dos gestores diante da formação continuada de
professores realizada dentro da escola para qualificar os processos de ensino-aprendizagem.
Toma-se como pressuposto a importância da formação continuada de professores realizada no
espaço-tempo escolar e a organização feita pelos gestores junto com os docentes da escola. O
Projeto Político Pedagógico também é importante para garantir a construção de momentos de
participação e reflexão sobre as práticas pedagógicas realizadas na instituição. A metodologia
utilizada caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, com características de estudo de
caso, através de entrevista semi-estruturada, realizada com dois gestores e cinco professores.
Evidenciou-se que os gestores e professores acreditam na formação continuada realizada
dentro da escola como uma possibilidade concreta de melhorar o ensino e a aprendizagem dos
alunos, considerando o contexto específico em que a escola está inserida. Existe um grande
interesse em inovar e modificar as práticas de formação continuada dentro da escola, pois
ainda consideram distantes da realidade da instituição as propostas de formação continuada de
professores elaboradas e exigidas pelos gestores educacionais do município.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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