Os desafios contemporâneos para a educação inclusiva
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Data
2009-12-15Autor
Nascimento, Horacélia Valadares
Metadata
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O presente trabalho propõe uma reflexão acerca da escola inclusiva buscando rever a
operacionalização de práticas pedagógicas no processo ensino e aprendizagem que
valorizem á diversidade e atendam às necessidades educacionais de cada aluno. O
assunto embora já não seja novidade para alguns educadores, ainda é polêmico e
aflitivo, carregado de interrogações que permeia todo o sistema educacional de nível
básico (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Nesse sentido, a
análise pauta-se, sobretudo, nos dispositivos básicos da Constituição Federal (1988), da
LDB (Lei 9394 / 96), do PDE (2003), do PNE (2001) e em textos de Mantoan,
Mazzotta, Peter Mittler e Stainback & Stainback, na busca para entender e conceber as
mudanças necessárias para este ato educativo e, assim amenizar as dificuldades de
várias escolas e professores que não sabem ainda como lidar, pedagogicamente, com
essas diferenças individuais no espaço escolar. O recurso utilizado foi o questionário de
perguntas abertas, dirigido aos professores do Ensino Fundamental e Médio, escolhidos
aleatoriamente, em uma escola estadual do município de Wanderlândia, Tocantins.
Pautado na pesquisa qualitativa seguiu-se a análise das respostas no qual assentou as
dificuldades, as preocupações e expectativas dos professores para atender á diversidade
e abrir oportunidades educacionais iguais para todos, fator este que implica partir do
princípio de que a heterogeneidade ajuda ao crescimento de todos. Em síntese, a
pesquisa mostrou que apesar das mudanças e redefinições políticas ocorridas, faz-se
necessário expandir mais a nossa própria consciência para compreender os caminhos
invisíveis para a inclusão.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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