Colaboração escolar nas práticas educativas no ensino superior mediada pelo moodle
Visualizar/ Abrir
Data
2010-01-25Autor
Oliveira, Everton Fêrrêr de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Problematizamos o uso de ambientes hipermídias no desenvolvimento e aprendizagem da
colaboração escolar. A proposta de interação mediada pelas Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC) na educação a distância e sua potencialidade como recurso também no ensino
presencial, desde o princípio do diálogo, da mediação e da teoria da atividade. O problema que
perseguimos fora se “Ambientes hipermídias são recursos potencializadores do desenvolvimento e
aprendizagem da colaboração escolar na interação mediada por computador?”. Em relação aos
objetivos buscamos potencializar a interação mediada pelas otencializar a interação mediada pelas Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC) no ensino presencial, bem como relacionar aspectos teóricos do diálogo
freireano e da teoria da atividade na formação inicial e continuada parametrizadas pelo ambiente
MOODLE e problematizar a interação e mediação tecnológicas na educação universitária. Neste
sentido caracterizamos o diálogo na própria interação como dimensão colaborativa e produtiva de
professor e estudantes nas interfaces da formação inicial e continuada, ambas parametrizadas pelo ambiente
MOODLE. A interação e mediação tecnológicas foram centralizadas nas atuações profissionais no mundo da
escola, porque tomam assumem princípio freireano da codificação-descodificação da realidade, com
destaque para a educação universitária aberta como prática da liberdade.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: